História da cidade

Os olhares sobre a história de Atibaia…

A princípio iríamos apresentar no atibaia.com.br a história de Atibaia como contada pelos órgãos oficiais e conhecida pela maioria dos atibaienses (e turistas): a descoberta e fundação da cidade pelos bandeirantes que, no caso, chefiados por Jerônimo de Camargo, passavam pela cidade quase que acidentalmente, seguindo o caminho para as “minas gerais”.

Lembrando de pesquisas – hoje, inclusive, já divulgada em grande amplitude, como é o caso do livro “Famílias Ilustres e Tradicionais de Atibaia” – resolvemos disponibilizar, então, duas versões de uma mesma história, que não se excluem, necessariamente, mas apresentam formas diferentes; uma menos romântica que a outra.

Dessas, temos, então, a história oficial e outra não tão oficial assim (antes somente comentada e difundida entre estudiosos da história de Atibaia): a fundação da cidade como consequência da fuga do bandeirante Jerônimo de Camargo, jurado de morte por um membro da família Pires. Briga iniciada na Vila de São Paulo e que durou mais de um século.

Olhares diferenciados sobre um mesmo prisma. Mas, como disse o conterrâneo José Roberto Lopes Barreto, estudioso e amante fervoroso de Atibaia, “É muito difícil definir a história de Atibaia. Cada um tem uma opinião… (…) as referências sobre ela são muito pequenas. Você tira um pedaço daqui, outro dali(…). Cada um tira a sua conclusão”.

Cronologia Oficial

Cronologia Não Oficial

História Oficial

História Não Oficial

História da Imigração Japonesa

Origem do Nome

 

publicidade