ASPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Casarão é contra desapropriação

No último dia 11 de maio, o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, anunciou durante coletiva de imprensa a publicação de um decreto de desapropriação do Casarão Júlia Ferraz, um dos principais patrimônios culturais e históricos de Atibaia, localizado no Centro da cidade.

Casarão Júlia Ferraz (Foto: Reprodução/Facebook)

Diante dessa notícia, a ASPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, entidade que reúne herdeiros do imóvel histórico, se manifestou contra a decisão do prefeito. De acordo com a página da associação no Facebook, a desapropriação não garante o restauro do Casarão. A Prefeitura possui diversos espaços culturais que necessitam de obras e investimento público como Museu Municipal, Centro de Convenções, Casa Jandira Massoni e Cine Itá.

Segundo a prefeitura, a desapropriação é necessária para que possam ser feitos investimentos municipais para a revitalização do prédio. No entanto, a ASPAS afirma que já existe um projeto aprovado pelo Condephaat para esse fim. A associação foi selecionada no edital de Fundo dos Interesses Difusos do Proac, que deve garantir os recursos necessários para a obra.

Casarão Júlia Ferraz (Foto: Reprodução/Facebook)

Ainda segundo a associação, a desapropriação do Casarão é autoritária e não dá direito à defesa. Pode, ainda, colocar o Casarão em risco maior, de ficar fechado durante anos, em obras intermináveis.