Atibaia é responsável por 25% das flores produzidas no Brasil

A produção de flores em Atibaia contribui sobremaneira para o PIB municipal. Dados da Secretaria de Agricultura indicam que o faturamento nacional com a produção de flores é de cerca de 1,2 bilhão de dólares. Considerando que Atibaia é responsável por 25% das flores produzidas no Brasil (volume de produção), pode-se estimar que o faturamento do município com a produção seja de aproximadamente 240 milhões de dólares.

Atibaia se destaca no mercado nacional de produção de flores (Foto: Festa de Flores e Morangos de Atibaia)

Atualmente o município conta com uma área de aproximadamente 500 hectares para a produção de flores por ano. Levando-se em conta que no Brasil a área total é de 4.500 hectares e no Estado de São Paulo a área é de cerca de 1.200 hectares, Atibaia é responsável por cerca de 11% da área total do Brasil e cerca de 38% da área total do Estado de São Paulo.

São aproximadamente 400/500 produtores de flores na cidade, também um porcentual de 11% em relação ao país (são 3.600 produtores no Brasil). Segundo a Agricultura, 50% das flores são de corte, como, por exemplo rosa, crisântemo, etc.; 45% de vaso, como orquídea, crisântemo de vaso, dipladenia, etc.; 5% de flores de forração ou caixaria, como petúnia, begônia, amor-perfeito, etc.

40% do total de flores comercializadas em Holambra são de Atibaia (Foto: Festa de Flores e Morangos de Atibaia)

A maioria da produção é comercializada na CEAGESP, em São Paulo, e no CEASA, em Campinas. Além disso, 40% do total de flores comercializadas em Holambra são de Atibaia. Há flores cuja colheita ocorre várias vezes no decorrer de um ano, como a aster, por exemplo, que possibilita mais de um corte no período de um ano. Em Atibaia, também está um dos trêsmaiores produtores de rosas do Brasil.

Mas por que Atibaia tornou-se grande produtora de flores? Algumas razões estão relacionadas ao clima e ao tipo de solo. O clima subtropical da cidade favorece o cultivo de flores. A localização é outro fator que contribui, já que sua posição geográfica, ao lado de grandes rodovias como a Fernão Dias e a Dom Pedro I, favorece o escoamento de toda a produção direto aos grandes centros consumidores e de distribuição, como a CEAGESP (São Paulo) e a CEASA (Campinas). Atibaia está localizada em uma das regiões mais prósperas do Estado, a cerca de 60 quilômetros de três grandes centros: Campinas, São José dos Campos e da própria capital, São Paulo.

Colônia de japoneses exerce grande influência na produção de flores (Foto: Festa de Flores e Morangos de Atibaia)

Outro fator é a tradição relacionada à cultura nipônica. A colônia de japoneses exerce grande influência nesse tipo de atividade, que é uma das principais da economia atibaiense. Hoje a produção de flores acontece em propriedades cujos donos são de diversas nacionalidades e descendências, mas quando foi iniciado o cultivo na cidade, as famílias japonesas predominavam. Foram essas famílias que trouxeram também técnicas que permitiram o avanço na produção.

A partir do dia 31 de agosto, será possível conhecer de perto algumas variedades produzidas em Atibaia, na 38ª edição da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, no Parque Edmundo Zanoni. O evento será realizado todos os fins de semana de setembro e terá, entre os atrativos, venda de flores e o pavilhão de exposição decorado.

Fonte: G1.globo.com