Atibaia instala mais 50 câmeras de monitoramento

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Segurança Pública, instalou 50 novas câmeras de monitoramento, para ampliar e reforçar o trabalho que já vem sendo realizado pela Muralha Digital. O Contrato nº 077/2019, entre outros serviços na área, objetiva que os equipamentos monitorem o funcionamento da cidade, auxiliem na prevenção e informação de risco e casos como acidentes de trânsito, policiamento e grandes eventos, além da elucidação de crimes e delitos.

Câmera de monitoramento (Foto: Prefeitura de Atibaia)

Após detalhado estudo e planejamento das forças de segurança que compõe o Gabinete de Gestão Integrada – GGI, foram escolhidos os locais para a instalação das novas câmeras de monitoramento. Os 50 novos equipamentos somam-se aos 55 já em funcionamento na cidade, num total de mais 100 câmeras, resultando numa área de cobertura ampliada e pontos estratégicos monitorados em tempo integral.

O contrato compreende, ainda, que a empresa contratada ARC Comércio Construção e Administração de Serviços Ltda, seja a responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, bem como pelo consumo de energia gerado pelos mesmos. Também está a cargo da empresa o custeio do centro de segurança municipal, para o gerenciamento dos diversos serviços e articulações das ações dos órgãos públicos e concessionárias, voltados para o monitoramento.

De acordo co a assessoria de imprensa da Prefeitura de Atibaia, o município não vai utilizar as novas câmeras de monitoramento para identificar e multar os motoristas infratores. O videomonitoramento para fiscalização de trânsito, apesar de permitido pelo CONTRAN, não será prática adotada em Atibaia, apenas a fiscalização eletrônica por radar de velocidade, já instalados anteriormente, realiza essa função.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia