Aumenta o número de moradores de rua em Atibaia

Na última sessão da Câmara, 3 de abril (terça-feira), o vereador Daniel da Rocha Martini falou em Tema Livre sobre o aumento do número de andarilhos e moradores de rua de Atibaia.

“Nós sabemos da dificuldade da Administração Pública em ter um controle efetivo dessa situação, porque é um problema de identificação dos indivíduos, já que, como o próprio nome já diz, eles não permanecem nos mesmos locais, tornando-se muito difícil fazer um acompanhamento e dar o devido tratamento a eles. Por outro lado, isso causa insegurança a toda população”, explicou. O vereador apontou que o Poder Executivo precisa encontrar uma solução para este “grave problema social”.

Daniel relatou que pais de alunos da EMEI Florêncio Pires de Camargo reclamaram das condições de ambiente das crianças na escola em virtude destes moradores de rua: “disseram-me que foram encontrados excrementos humanos no playground da escola e há excesso de sujeira na Praça dos Três Poderes (Praça do Cruzeiro), onde a escola se localiza. Isto é uma questão urgente de Saúde Pública”.

Por fim, o vereador alertou que este problema não diz respeito apenas ao Poder Público, porém é ele que tem o dever de estabelecer uma maior fiscalização nas questões de saúde e segurança do município. “É algo que, sem dúvida, sensibiliza toda a população e por isso mesmo ela é sistêmica: não basta apenas o rigor da Administração Pública para coibir uma situação como essa, sem dar um encaminhamento que contemple direitos humanos, um tratamento respeitoso a todas essas pessoas. O Poder Executivo, através das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Segurança Pública, precisa encontrar uma maneira de equacionar este problema e, ao mesmo tempo, dar um tratamento digno a todos os andarilhos e moradores de rua”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Atibaia