Bragança Paulista e Atibaia permitem atividades não essenciais no primeiro dia de fase vermelha

As duas maiores cidades da região bragantina permitiram funcionamento de academias, comércios de rua. Em Atibaia, até bares e restaurantes vão poder funcionais aos fins de semana.

As cidades da região bragantina foram incluídas na fase vermelha do Plano São Paulo, com regras mais rígidas para o funcionamento de comércios e serviços que passariam a valer nesta segunda-feira (6). As cidades fazem parte da região de Campinas, que retrocedeu no projeto de flexibilização.

Apesar disso, as duas maiores, Atibaia e Bragança Paulista, editaram decretos permitindo funcionamento de bares, restaurantes e academias.

A reclassificação foi anunciada pelo governador João Dória (PSDB) nesta sexta-feira (3), que retrocedeu no plano São Paulo as 42 cidades da região de Campinas. Incluindo as cidades da região bragantina.

De acordo com as secretarias municipais de saúde, Atibaia tem 265 casos confirmados da doença e 11 mortes e Bragança Paulista 657 casos e 16 mortes. As cidades estão entre as 10 cidades com maior número de casos em toda a região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina.

As duas cidades estavam na fase laranja, que permite funcionamento de comércio de ruas e shoppings, mas tinham autorizado por decretos próprios o retorno do funcionamento de bares e restaurantes. Com a reclassificação, deveriam, a partir de hoje, permitir apenas comércios essenciais.

Apesar disso, em Bragança Paulista, o decreto manteve, por exemplo, o funcionamento de academias, cultos religiosos presenciais e lojas do comércio de rua. Segundo a prefeitura, as lojas vão funcionar de forma escalonada. Alguns setores podem abrir as terças, quintas e sábados. Enquanto outros abrem apenas, segundas, quartas e sextas. A prefeitura justificou para a medida mais flexível que o plano estadual, a baixa letalidade da doença.

“Nós não restringimos mais porque estamos fazendo nosso dever de casa. Estamos crescendo na contaminação pela testagem rápida. O município não pode ser punido por estar testando. A letalidade é menor do que a do Estado, menor que da região”, disse Marina Oliveira, secretária de saúde de Bragança Paulista.

Em Atibaia, o decreto permite o comércio varejista, igrejas, academias e até bares e restaurantes com consumo no local de sexta a domingo. A prefeitura impôs regras para o funcionamento como disponibilização de álcool em gel, limite de capacidade, uso de máscara e ventilação nos ambientes.

“Agora é o momento de fechar, de ser mais restrito. A gente precisa aumentar a taxa de isolamento”, disse o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso.

Em Campinas, por exemplo, o decreto proíbe a abertura de salões de beleza, bares, restaurantes, academias, teatros, cinemas ou qualquer espaço que provoque aglomeração, além dos serviços essenciais. As medidas também passaram a valer na cidade nesta segunda-feira (6).

O que diz o Estado

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de SP informou que busca dialogar com cidades nesta situação e que vai notificar a prefeitura de Bragança Paulista para que a cidade siga o Plano São Paulo.

“A Secretaria de Desenvolvimento Regional, por intermédio do Secretário Marco Vinholi dialoga com os prefeitos para bom entendimento das ações de combate ao coronavírus e cumprimento do Plano SP. Medida de isolamento social é a principal forma de evitar a disseminação da pandemia. O município de Bragança Paulista será notificado para o cumprimento das diretrizes indicadas do Plano SP”.

Fonte: G1.globo.com