Chuva alaga ruas e deixa moradores ilhados em Atibaia

Bombeiros tiveram de resgatar um grupo que participava de um culto evangélico. Um supermercado também foi tomado pela água e os funcionários tiveram que subir nos caixas para se protegerem.

O temporal da última sexta-feira (4) alagou bairros, deixou carros ilhados e derrubou árvores em Atibaia (SP). Por causa dos alagamentos, os bombeiros tiveram de resgatar um grupo que participava de um culto evangélico. Um supermercado também foi tomado pela água. Segundo a Defesa Civil, apesar dos estragos, não há desabrigados, mas a cidade está em estado de alerta.

A chuva começou na tarde de sexta-feira e ganhou força até o fim da noite. Em 24 horas foram registrados 132 milímetros de chuva. O valor é quase a metade do esperado para todo o mês de janeiro – 248 milímetros.

O temporal deixou vários bairros alagados, com ruas completamente interditadas e carros cobertos pela água. Os bairros mais atingidos, segundo o órgão, foram Atibaia Jardim, Centro, Tanque e Jardim Brasil.

Os funcionários de um supermercado que fica na avenida Professor Carlos Alberto Carvalho Pinto também ficaram ilhados por causa da chuva. A força da água invadiu o estabelecimento e os funcionários tiveram que subir nos caixas para se abrigar. Segundo o responsável pelo estabelecimento, todo o estoque que estava no local foi perdido por causa da chuva.

No Jardim Brasil os bombeiros resgataram cerca de 20 pessoas que estava em uma igreja evangélica no momento do temporal. A água na região só baixou no começo da madrugada, quando puderam retirar os carros do local.

Também no bairro, a força da água derrubou um muro e arrastou os móveis de uma casa. Os donos do imóvel perderam quase tudo o que estava no local.

Balanço

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas cinco quedas de muros e quatro quedas de árvore durante a chuva. Apenas uma família teve de deixar a casa onde mora e foi para a casa de parentes. Apesar disso, muitas pessoas tiveram móveis e pertences atingidos pela água e perderam mantimentos.

O órgão está atendendo os atingidos no Fundo Social de Solidariedade com a distribuição de colchões, mantimentos e produtos de limpeza. A Defesa Civil também informou que acompanha os níveis do rio Atibainha e áreas de risco na cidade.

Fonte: G1.globo.com