Curso de Segurança em Eletricidade terá inscrições abertas nesta terça-feira (17)

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Coordenadoria de Geração de Emprego e Renda, em parceria com o SENAI vão disponibilizar o Curso de Aperfeiçoamento Profissional – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – NR10. As inscrições devem ser realizadas nesta terça-feira (17), a partir das 8h, no Núcleo Profissionalizante SENAI, na Av. Carvalho Pinto nº 130, em Atibaia.

O objetivo do curso é estabelecer requisitos e condições mínimas de implementação de medidas de controle e sistemas preventivos para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos em instalações elétricas e serviços com eletricidade. São 48 vagas a serem preenchidas, voltadas para moradores de Atibaia, com os seguintes requisitos para os candidatos: ter concluído o Ensino Fundamental; mínimo de 18 anos; comprovante em carteira de trabalho ou ter concluído curso na área de eletricidade com carga mínima de 100 horas, teóricas e práticas.

Importante ressaltar que as inscrições serão realizadas até o preenchimento das 48 vagas. A documentação necessária para a inscrição é cópia e original do RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificado do curso de eletricidade ou comprovante da profissão em carteira de trabalho. O curso possui carga horária de 40 horas, e serão oferecidas três turmas com 16 alunos cada, com as seguintes datas e horários:

  • Turma 1 – início em 23/09/2019 e término 11/10/2019
  • Turma 2 – início em 14/10/2019 e término 01/11/2019
  • Turma 3 – Início em 04/11/2019 e término 28/11/2019

NR10

As Normas Regulamentadoras relativas à saúde e segurança do trabalho são obrigatórias para todas as empresas privadas e públicas, para os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como para os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O não cumprimento de tais normas legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho acarreta ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.

Para minimizar o risco associado a esse tipo de intervenção existem normas a serem seguidas, e uma delas é a NR10, voltada para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

A NR10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores.

Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

É importante lembrar que apenas pessoas autorizadas e com treinamento específico e obrigatório, com grade curricular estabelecida pela norma, podem acessar e trabalhar em instalações elétricas.

Outras informações

Núcleo Profissionalizante SENAI, pelo fone (11) 4411-6830.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia