Forte chuva em Atibaia provocou alagamentos pontuais na noite de quarta-feira (27)

Choveu 40mm em apenas uma hora no município, com pico de 20mm em somente dez minutos.

O volume de chuva que atingiu Atibaia na noite de quarta-feira (27) causou alagamentos pontuais em algumas regiões da cidade. Em apenas uma hora choveu 40mm no município, com pico de 20mm em somente dez minutos.

Segundo a Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura da Estância de Atibaia, com o forte temporal houve registro de alagamentos causados pelo pico de chuva na Rua Albertina Miele Pires e no Jardim do Lago (com o transbordamento do “Lago 2”), além de pontos de alagamento no bairro do Portão e no Caetetuba.

De acordo com a Defesa Civil, para os próximos dias são esperadas chuvas fortes, em especial nesta quinta-feira (28). Além disso, a Defesa Civil ressalta que não são descartados novos transtornos na cidade em caso de precipitações intensas, uma vez que o acumulado de chuva já está alto.

Na quarta-feira (27) o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC emitiu um Alerta de Risco Meteorológico para Atibaia e região. O aviso apresenta uma área destacada, englobando o município, com possibilidade de ocorrência de “chuva localmente de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento e queda de granizo” e que “localmente também podem ocorrer volumes significativos de precipitação”. O documento ainda ressalta que há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso em um período de 72 horas.

É importante lembrar que as previsões do tempo podem sofrer alterações e, por isso, é necessário manter-se atualizado sobre condições climáticas. Mais informações na Divisão de Operações Meteorológicas do CPTEC pelo telefone (12) 3186-8437 ou 3186-8535.

Casos de emergência

Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros no 193. Durante o período de chuvas, em caso de ocorrência que envolva fiação elétrica a Elektro deve ser informada pelo telefone 0800 701 0102.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia