Segunda edição do Festival Gastronômico Atibaia se encerrou na última segunda-feira (17)

Com dois meses de duração, o período de comercialização e avaliação dos pratos do 2º Festival Gastronômico de Atibaia chegou ao fim no último dia 17. A cerimônia de encerramento do festival será na próxima terça-feira, dia 25 de setembro, com a presença de representantes de todos os estabelecimentos participantes, autoridades e clientes avaliadores ganhadores do sorteio de brindes.

De acordo com a Secretaria de Turismo, responsável pela realização do festival, esta edição contou com 16 estabelecimentos a mais que o ano passado, totalizando 45 participantes, além de 5 mil pratos vendidos – mais que o dobro do ano anterior – o que levou a um giro de R$ 150 mil reais na economia da cidade nos últimos dois meses.

O grande diferencial do festival foi a utilização do morango, a fruta da cidade, como estrela principal dos pratos, que desta vez poderiam ser salgados ou doces e comercializados com preços entre R$ 7 e R$ 50. Cada uma das 45 opções do cardápio foi avaliada pelos jurados nos quesitos sabor, apresentação, originalidade, atendimento, limpeza e ambientação.

Os clientes também tiveram a chance de participar da decisão dos resultados desta edição e 800 pessoas avaliaram os pratos e estabelecimentos nos quesitos sabor, apresentação e atendimento, e garantiram participação no sorteio de 15 brindes exclusivos. O sorteio foi realizado nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, e os ganhadores estão convidados para a festa de encerramento do festival.

Na noite de terça-feira, serão revelados os oito pratos/estabelecimentos melhores avaliados pelos jurados e pela população, sendo quatro na categoria de receitas salgadas e quatro na categoria de receitas doces. A premiação dos destaques será: placa de destaque; veiculação da marca do estabelecimento em outdoor da cidade por 15 dias; e visita técnica a um produtor rural de morangos seguida de almoço em restaurante rural de Atibaia.