17º Festival Arte Serrinha começa na próxima segunda-feira (9)

Tem início na próxima segunda, dia 09 de julho, a 17ª edição do Festival Arte Serrinha. A programação, que vai até o dia 29, conta com oficinas, shows, debates e atividades para crianças, além de visitação às obras permanentes que compõem o Parque de Instalações.

Instalação Jean Paul Ganem

Ao longo de 20 dias, diversas atividades acontecem em espaços localizados na Zona Rural de Bragança Paulista, aos arredores da Fazenda Serrinha, base do Festival. Além da própria fazenda, o Galpão Busca Vida e o Teatro Rural e ainda o Cine Rancho, e a Casa Viva Piracaia, ambas na cidade vizinha. Na zona urbana de Bragança, a Casa Lebre mais uma vez promove a exposição // PARALELA.

Com o tema “Quem Somos Nós?”, a programação deste ano explora os três maiores mistérios da humanidade: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?,

Instalação Bijari

“Como uma missão que levamos conosco, pensamos o nosso festival como um canal poético em que as questões podem ser colocadas, discutidas e elaboradas por meio desse maravilhoso prisma que é a arte. Embora sejam tempos difíceis, nunca deixaremos de pensar em possibilidades melhores e mais humanas de sensibilizar e transformar positivamente a realidade”, conta Delduque.

Festival oferece desconto para oficinas

As oficinas acontecem entre os dias 9 e 28 de julho e as inscrições podem ser feitas pelo site do festival. Estudantes, professores da rede pública, portadores de necessidades especiais e maiores de 60 anos têm desconto de 50%. moradores dos bairros: Serrinha, Água Comprida, Morro Grande, Boa Vista ou Bacci têm direito a bolsa integral, dependendo de disponibilidade.

 

Espelho d’água – Jean Paul Ganem

Este ano, Jean Paul Ganem ministra o curso Land art com plantas. Em 2017, ele desenvolveu para a Fazenda Serrinha a instalação “Espelho d’ água”, com tremoço, folhagem de mamona roxa e mamona vermelha.
O músico, artista plástico, curador e poeta Bené Fonteles realiza a residência Oca Ôco. O ponto de partida é a arquitetura da oca xinguana, construída por índios do Xingu na propriedade em 2016, em seus sentidos vivencial, mágico e sensorial. Podem participar pessoas com interesses e conhecimentos em diversas áreas da arte, como música, artes visuais, cenografia, culinária, arquitetura e literatura.

Para uma experiência mais imersiva na Fazenda Serrinha, Liege Pistore, Marcelo Delduque e Rafael Lama Furtado promovem o Lab da Terra. Durante uma semana, os interessados aprendem sobre sistemas agroflorestais e, constituindo uma espécie de comunidade realizam os manejos diários na fazenda em um esquema de autogestão.

Fazenda Serrinha – Crédito Divulgação

Outras oficinas são Vivência de Teatro (Gero Camilo), Laboratório Fronteiras Permeáveis (Vera Hamburger), O Processo Criativo na Fotografia (Cássio Vasconcellos), Design para Humano (Marcelo Rosenbaum), Construção de Esculturas Sonoras (Leandro Cesar), Pintura (Dudi Maia Rosa e Rafael Maia Rosa), Instalações Efêmeras (Luiz Hermano), Objetos Preciosos, Adornos E Relicários (Elisa Stecca) e Gastronomia (Daniele Dahoui).

Talentos da música nacional

A programação de shows da Fazenda Serrinha começa no dia 13 de julho, com a apresentação de Felipe Antunes e Chico Salém. No dia 19, é a vez de Paulo Santos e Leandro César.

No Galpão Busca Vida, a banda de sambajazz Black Rio se apresenta no dia 14 para comemorar os 40 anos de carreira. No dia 21, o show é da Banda Afrocidade e Luedji Luna. Por fim, Mariana Aydar encanta o público no dia 28 com sua “Veia Nordestina”.

Para quem quer curtir uma boa festa, no dia 22 o Teatro Rural recebe Davi DA, Thiago Cintra, André Bekker e Marcos Leite Till para a Festa performática L.U.Z. show com sintetizadores celestiais.

Serviço

17º FESTIVAL ARTE SERRINHA: “QUEM SOMOS NÓS?”
De 9 a 29 de julho de 2018, em Bragança Paulista (SP)
Fazenda Serrinha, Galpão Busca Vida, Teatro Rural, Casarão Dois Irmãos, Bairro Água Comprida, Cine Rancho e restaurante Ca de Mezz Amig
Informações e inscrições: www.arteserrinha.com.br

Fonte: Shel Almeida – Jornalista, Assessoria de Comunicação