Abertas as inscrições para o Conselho Municipal de Política Cultural de Atibaia

Inscrições devem ser realizadas até dia 22 de julho para candidatos e 31 de julho para eleitores.

O Conselho Municipal de Política Cultural de Atibaia (Compocat), abriu no último dia 10 de julho, as inscrições para os candidatos da sociedade civil a uma cadeira no conselho. Vale ressaltar que os eleitores que quiserem votar também devem efetuar a inscrição, que vai até o dia 31 de julho para eleitores e 22 de julho para candidatos. A eleição será realizada no dia 04 de agosto, das 8h até as 17h no Centro de Convenções Victor Brecheret.

O Compocat reúne 6 membros da sociedade civil e 6 representantes do poder público e nomeados pelo prefeito. O Conselho tem fundamental importância para o desenvolvimento da cultura, é responsável pela importante articulação entre governos e sociedade civil. Participa da formulação de políticas públicas para a promoção e articulação da cultura local.

Para se candidatar é preciso ter mais de 18 anos, ser domiciliado e residir em Atibaia, ser eleitor do município e comprovar atuação na área artística e cultural há pelo menos dois anos. Cada candidato só poderá concorrer a uma cadeira específica conforme o segmento cultural escolhido.

Para se inscrever é necessário comparecer pessoalmente à sede da Secretaria de Cultura no Centro de Convenções Victor Brecheret até o dia 22 de julho, entre às 9h e 16h, e apresentar os seguintes documentos originais e cópias:

I – documentos pessoais (RG e CPF);
II – comprovante de residência por pelo menos 02 (dois) anos;
III – prova da área de atuação por no mínimo 02 (dois) anos;
IV – título de eleitor no município de Atibaia.

A ficha de inscrição fornecida deverá ser preenchida e assinada pelo candidato no local da efetivação, sendo de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas.

Cidadãos que quiserem participar do processo eleitoral devem se inscrever como eleitores, até dia 31 de julho, das 9 às 17 horas, presencialmente na sede da Secretaria de Cultura ou pelo site oficial e comparecer na data da eleição com um documento com foto e o título de eleitor no município de Atibaia. Cada eleitor poderá votar em apenas um representante de um dos segmentos culturais.

A eleição

No dia 4 de agosto será realizada a eleição para as 6 vagas de membros da sociedade civil do Compocat, das 8 às 17 horas. Poderão votar os eleitores devidamente cadastrados, que deverão escolher apenas um representante por segmento que são:

1) Segmento de artes visuais, artes plásticas, audiovisual, design e arte digital;
2) Segmento de Patrimônio, Artesanato, Artes e Ofícios, Cultura Popular e Instituições Culturais Não Governamentais;
3) Segmento de Música;
4) Segmento de Dança, Teatro e Circo;
5) Segmento de Cultura Étnica, Social e Identitária;
6) Segmento de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura.

A nominata dos candidatos aptos a uma cadeira no Conselho estará disponível na Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia dia 31 de julho de 2019.

Reunião aberta aos interessados

Na segunda-feira (15), às 17 horas, será realizada uma reunião aberta para o esclarecimento de dúvidas acerca da regulamentação do processo eletivo. Estão convidados todos os interessados em participar, como candidato ou eleitor, da escolha dos membros da sociedade civil para compor o Compocat. A reunião acontecerá no Centro de Convenções “Victor Brecheret”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia