Abertura da exposição de arte “Releituras” lotou a Incubadora de Artistas

No último sábado, 12 de maio, a Incubadora de Artistas recebeu a festa de abertura da Exposição de Arte Coletiva “Releituras”. A galeria ficou lotada, cerca de 200 pessoas estiveram no evento, que teve início às 20 horas. O público presente pôde conferir 52 obras selecionadas a partir de um edital, que contou com cerca de 300 trabalhos inscritos. Também foram expostos um mural do artista OZI, três quadros de Alexandre Truff e um mosaico da Associação Novo Rumo Atibaia, todos convidados pela associação.

Abertura da exposição (Foto: Ricardo de Paula)

Muitos artistas vieram de outras cidades, especialmente para prestigiar a festa. Foi o caso de Fernando Doria, de São Carlos (SP), que teve uma releitura bem-humorada de Van Gogh selecionada no edital, e afirmou estar bastante satisfeito com a exposição. “Estou gostando muito (da exposição), tem obras interessantíssimas. Eu acho que está com uma representatividade muito boa, é muito gostoso ver esse tipo de discurso todo junto, eu nunca tinha visto. Está muito legal”.

Fernando Doria (Foto: Ricardo de Paula)

A veterinária e artista plástica, Raquel Fernandes, de Belo Horizonte (MG), apresentou um trabalho inspirado na obra “As Cinco Moças de Guaratinguetá”, de Di Cavalcanti, que usa cavalos no lugar das mulheres. Ela veio de Minas com sua mãe e se mostrou feliz com o resultado da exposição. “Está maravilhosa! O nível muito legal, cada quadro lindo, bem bacana. Me surpreendeu e me alegra estar no meio desse pessoal tão bom”, declarou.

Raquel Fernandes (Foto: Ricardo de Paula)

Outro que veio de longe para a festa de abertura foi Alisson Nogueira, artista de Petrolina (PE), que contou com a ajuda dos amigos para fazer a viagem até Atibaia. “Eu vi dois dias depois que tinha saído o resultado, que fui selecionado e fiquei sem acreditar. Como eu sou de região do interior e a gente não tem grana, eu levantei uma vaquinha com meus amigos, vendi algumas telas, algumas xilogravuras, e a gente está aqui. Do Nordeste, do sertão, da periferia para São Paulo”, contou. Alisson apresentou um trabalho de releitura da obra “O Garoto com o Cesto de Frutas”, de Caravaggio.

Alisson Nogueira (Foto: Ricardo de Paula)

A mostra também conta com trabalhos de artistas de Atibaia, como é o caso de Gabriel Madeira, que teve uma releitura da “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, selecionada. “Eu estava numa fase de expressionismo, e ainda estou nela, e dei uma pesquisada na história do Leonardo da Vinci, nas fases dele. Eu fiz uma releitura do quadro (Mona Lisa) com o rosto distorcido, porque ele tinha várias fases da vida dele e não se mantinha em uma”, explicou.

Gabriel Madeira (Foto: Ricardo de Paula)

Quem esteve na festa de abertura ficou sabendo em primeira mão os nomes dos artistas que mais se destacaram na opinião do júri especializado. Os premiados na exposição “Releituras” foram Jésus Guilherme, de Belo Horizonte (MG), Leandro Dário, de São Paulo (SP) e Omar Jee, de São Paulo (SP). A artista Bruna Sanches, de São Paulo (SP), recebeu Menção Honrosa.

Omar Jee (Foto: Ricardo de Paula)

Omar Jee, premiado com uma releitura do famoso quadro Guernica, de Pablo Picasso, falou sobre seu trabalho. “A releitura da Guernica surgiu quando eu estava fazendo um trabalho de uma (exposição) individual em São Paulo. Ouvi no rádio que os americanos tinham bombardeado Damasco, e também os problemas no Rio de Janeiro. Com o que o mundo está vivendo hoje, a Guernica ficou atual. Por isso fiz uma crítica”, explicou o artista.

Vitor Carvalho, OZI e Igor Spacek (Foto: Ricardo de Paula)

O convidado, Alexandre Truff, apresentou na exposição três belas obras que são releituras de quadros de Andrew Atroshenko. Já OZI, ícone entre os grafiteiros da capital paulista, pintou dentro da galeria um mural inspirado no quadro “Almoço na Relva”, de Édouard Manet. “A ideia é trazer essa obra aqui para Atibaia. Na verdade, no meu trabalho, são vários franceses que vieram fazer um convescote aqui em Atibaia, comemorando e curtindo a paisagem”, contou.

Abertura da exposição (Foto: Ricardo de Paula)

A mostra “Releituras” conta com 57 obras entre quadros, esculturas, fotos, gravuras, ilustrações, colagens, xilogravuras e mural, inspirados em trabalhos de artistas consagrados como Pablo Picasso, Van Gogh, Frida Kahlo, Caravaggio, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, René Magritte, Salvador Dalí, Leonardo da Vinci, Johannes Vermeer, John Everett Millais, Francis Bacon, Lygia Clark, Almeida Júnior, entre outros.

Quem não pôde comparecer à abertura, tem ainda até agosto para visitar a exposição, que fica aberta de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, na galeria localizada na Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia – SP (ao lado da Igreja Matriz, em cima da livraria católica Pérola Viva). A entrada é gratuita!

Serviço:

Exposição de Arte Coletiva “Releituras”
Local: Incubadora de Artistas
Endereço: Praça Claudino Alves, 78 – Centro – Atibaia – SP (ao lado da Igreja Matriz, em cima da livraria católica “Pérola Viva”)
Horário: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Entrada Gratuita

Outras Informações

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil