Cia Artística Avenida Lamparina apresentou espetáculo de teatro lambe-lambe em Atibaia

O frio intenso que fez em Atibaia no último domingo (20) não impediu que uma plateia curiosa pudesse conferir o espetáculo de teatro lambe-lambe, “Baús do Tesouro”, apresentado pela Cia. Artística Avenida Lamparina, na Praça da Matriz, e promovido pelo 5º Ocupa Atibaia, edital da Incubadora de Artistas de fomento à arte de rua.

Espetáculo de teatro lambe-lambe, “Baús do Tesouro” (Foto: Ricardo de Paula)

Na peça, os atores Suzi Daiane, Thiago Daniel e Adriel Vieira interpretam três divertidos piratas, que chegam à cidade a bordo de seu navio estilizado, interagindo com o público e convidando as pessoas a conhecerem suas histórias, narradas de dentro de seus preciosos baús.

Espetáculo de teatro lambe-lambe, “Baús do Tesouro” (Foto: Ricardo de Paula)

O teatro lambe-lambe é uma modalidade do teatro de bonecos, criada no Brasil, no final dos anos 80. Sua atmosfera mágica, provocativa e instigante conquista públicos de todas as idades, como foi o caso da apresentação realizada em Atibaia, que contou com uma plateia formada por crianças, jovens, adultos e idosos. Atrás dos três baús, três filas de espectadores aguardaram para conferir as apresentações individuais de três histórias distintas, contadas por cada um dos piratas.

Espetáculo de teatro lambe-lambe, “Baús do Tesouro” (Foto: Ricardo de Paula)

“A gente faz teatro lambe-lambe desde 2011, fomos aprendendo, fizemos cursos e decidimos fazer um trabalho que fosse formado por três caixas integradas. A gente teve a ideia de fazer o teatro lambe-lambe dentro de um baú, e veio então a ideia dos piratas, do barco. Começamos a trabalhar nesse projeto e, ao todo, foram 2 meses de pesquisas, mais 6 meses de montagem”, contou Thiago sobre o processo de elaboração do espetáculo.

Espetáculo de teatro lambe-lambe, “Baús do Tesouro” (Foto: Ricardo de Paula)

Apesar de pouco conhecido em nossa região, o teatro lambe-lambe vem sendo bastante difundido em todo o país, segundo explicou Suzi. “O teatro lambe-lambe já se expandiu muito pelo Brasil, todo ano acontece um evento chamado ‘Festejo Mundial em Rede’, onde todos os ‘lambe-lambeiros’ do mundo de reúnem nas suas cidades, às vezes em coletivos, às vezes individualmente, e apresentam o teatro lambe-lambe, no dia 30 de setembro. É uma forma de teatro muito brasileira, porque ela nasceu no Brasil e se inspira no teatro de animação. É um teatro que dá muito orgulho de ser brasileiro. Nossa companhia também já se apresentou muito fora do Brasil, levando esse teatro para que muitas pessoas conheçam”, falou a atriz.

Espetáculo de teatro lambe-lambe, “Baús do Tesouro” (Foto: Ricardo de Paula)

A Avenida Lamparina é uma Cia. Artística fundada em 2010, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), que se dedica à pesquisa, montagem e circulação de espetáculos para crianças, jovens e adultos.

Mais Ocupa Atibaia

Quem não pôde conferir a atração do último domingo, ainda terá diversas oportunidades de apreciar a arte de rua e suas variadas vertentes em diversas ações promovidas pelo 5º Ocupa Atibaia, até o fim deste ano. O calendário de atrações será retomado em julho, com três intervenções de grafite já confirmadas. Anote na agenda:

– 14 e 15 de julho: José Luiz Moutinho Júnior / Brisola – “Cores Sonoras” – Grafite

– 21 e 22 de julho: Alexandre Beraldo / Bera – “Somos fertilizantes” – Grafite

– 28 e 29 de julho: Alex Hornest / ONESTO – “Extensão de Você” – Grafite

Outras Informações

Incubadora de Artistas
Fone: (11) 2427-5345
E-mail: comunicacao@incubadoradeartistas.com.br
Site: www.incubadoradeartistas.com.br
Facebook: www.facebook.com/INCUBADORAdeARTISTASbrasil