Cultura: Casa Viva Piracaia reabre suas portas

Após um mês de férias, a Casa Viva Piracaia voltou à atividade na quarta-feira (17), com programação de arte e cultura na região. Na reabertura teve música com quarteto de dixieland e abertura da exposição de fotografia. Hoje (18) tem quinta literária comemorando o Dia do Riso e sábado tem Oficina de Pães e show de pop rock. Confira os detalhes!

17.01 / QUARTA-FEIRA

Abertura da Exposição de Fotografia de Felipe Stein

A exposição que abriu 2018 na Casa Viva Piracaia é a do fotógrafo Felipe Stein. A série de fotos mostra um pouco da cidade de Piracaia – SP, além de outros trabalhos do profissional.

A Fotografia, por Felipe Stein

“A fotografia, antes de tudo, é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constroi-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história. A fotografia fala por si só, passando uma mensagem, através de uma linguagem, aos olhos de quem vê. Foto é aquilo que abre sua imaginação, que traz emoção.”

Felipe Stein nasceu na cidade de Limeira – SP e é fotógrafo profissional desde janeiro de 1998. Amante da fotografia desde pequeno, ele conta como tudo começou: “foi quando meus pais saltavam de paraquedas, isso despertou meu olhar naquele momento”. Iniciou sua vida profissional em Santa Catarina, onde concluiu projetos como o Descubra Santa Catarina, sobre a cultura local, e o projeto Descubra Seu Olhar, com o intuito de despertar o olhar do público infantil. Além disso, realizou oficinas de fotografia e fotojornalismo com base na realidade do estado. Desde que chegou em Piracaia, seus trabalhos vem sendo focados em mostrar o cotidiano, as paisagens, os costumes e as diferentes formas de manifestações culturais. O fotógrafo também organiza exposições e oficinas de fotografia na cidade.

Entrada Franca.

Do Dixie Dixieland (dixie=sul; land=terra), jazz tradicional de Nova Orleans para o mundo, completando 100 anos da gravação do 1º disco cunhado com a palavra “jazz” (em 1917) pela Original Dixieland Jazz Band (ODJB). Mistura de música levada por brancos e negros a essa região dos EUA, música de marcha, quadrilhas francesas, beguine, ragtime e blues, passou por transformações ao longo do século XX, havendo estilos e formações diferentes atuando ao mesmo tempo já nos anos 30 e 40, época do renascimento deste estilo .

18.01 / QUINTA-FEIRA

19h: Quinta Literária sobre Dia Internacional do Riso com Vivian Catenacci

“Há quem diga que rir é o melhor remédio para viver mais e melhor. Que tal uma boa dose de alegria na estreia das Quintas Literárias de 2018? Na próxima quinta, às 19h, a Casa Viva Piracaia celebra o dia Internacional do Riso compartilhando espirituosas narrativas de personagens da tradição oral ibérica, brasileira e do Oriente Médio. Pedro Malasartes e Nasrudin aparecem em incontáveis histórias, às vezes como sábios, mas também tolos ou alvos de zombaria. Venha se divertir com a gente, trocando anedotas e episódios engraçados de vida e literatura ”
Entrada franca | Contribuição Sugerida: R$10,00

19.01 / SEXTA-FEIRA

Casa aberta com café a partir das 17h e a partir das 19h com deliciosa pizza artesanal.

20.01 / SÁBADO

DAS 15h30 ÀS 19h30:

Oficina de Panificação Artesanal de Fermentação Natural com Marcelo Papi

A panificação artesanal é a base da alimentação, uma alquimia ancestral que nos dias atuais tem sido esquecida pela praticidade industrial. Contudo, se ganhamos em tempo, perdemos em qualidade e saúde pois a indústria adiciona ao pão ingredientes químicos que comprometem seu sabor, textura e qualidade nutricional. Por outro lado, a fermentação natural utiliza leveduras selvagens não selecionadas que agem de forma lenta, trazendo mais aromas, maior durabilidade e melhor digestibilidade. Esta oficina, orientada pelo padeiro Marcelo Papi, propõe com métodos e utensílios caseiros, a realização de fermento natural e a confecção de pães de alta qualidade. Devido ao extenso tempo de fermentação, cada participante terá a oportunidade de vivenciar a fornada “in loco” e partilhar do pão com uma massa feita antecipadamente pelo padeiro. A outra massa, que será feita e manuseada por cada participante, será levada para assar em casa.

CONTEÚDO

– Ingredientes (tipos de farinha e água)
– Fermentação natural
– Qualidade nutricional
– Glúten e sua estrutura
– Produzindo seu próprio fermento natural
– Como cuidar do seu fermento (refrescar, congelar e secar)
– Refrescando seu fermento
– Técnicas para amassar manualmente (sova convencional e sova francesa)

Produção de pães:

– Pão básico integral
– Pão de campanha
– Misturas e criação de enriquecimento dos pães com outros ingredientes (uva passa, castanhas, sementes etc)
– Fermentação
– Moldagem do pão
– Como assar o pão
– Degustação

SOBRE MARCELO PAPI

Marcelo tem uma atuação de 25 anos em gastronomia e panificação. Ao vir morar nas montanhas de Joanópolis, a panificação se tornou frequente para suprir a própria família, os amigos e vizinhos. Sentindo imenso prazer, sua pesquisa se aprofundou em diversas técnicas antigas e a produção de pães se tomou então sua principal atuação profissional. Hoje seus pães marcam presença na Feira do Produtor Rural de Piracaia, na Praça Buenos Aires (São Paulo), na Feira do Produtor Rural de Bragança Paulista e em breve integrará a Feira Sabor Nacional, que acontece no Museu da Casa Brasileira.

Informações e inscrições: 11 97292-7641 (WhatsApp/Vivo)

Valor: R$150,00

A PARTIR DAS 21H: Show com “BANDA SHOCK”

A banda de Pop Rock, liderada pelo guitarrista Léo Gorgatti, apresenta repertório composto por grandes artistas do cenário Pop Rock, tocando clássicos desde a década de 1950 até os dias de hoje, como Fleetwood Mac, Mamas and the Papas, Cindy Lauper, Peter Frampton, Police, ABBA, Queen, Foo Figthers, entre outros.

Os músicos da banda fazem parte do cenário do Rock, tocando em diversas formações de bandas ou com artistas como Marcelo Nova, Roger Moreira,The Impossibles (Piracaia), Áries, Rock Memory, Rádio Táxi, Terreno Baldio, entre outros.

OS MÚSICOS:
Fernanda Pagani, voz
Léo Gorgatti, voz e guitarra
Renato Muniz, voz e baixo
Carlos Camasi, bateria
A noite também terá participação especial do músico Farol no vocal!
Couvert: 25$

Casa Viva Piracaia

Funcionamento: de quarta a sábado (a partir das 17h com café e a partir das 19h com deliciosas pizzas artesanais)
Endereço: Pça. Júlio Mesquita, 56, Centro, Piracaia – SP (ao lado da Igreja Matriz)
Info/reservas: 4036-7252 (de quarta a sábado, a partir das 15h) ou 11 97292-7641 (WhatsApp/Vivo)
Facebook: CASA VIVA Piracaia
Quer fazer parte do nosso mailing? Envie um e-mail para piracaia.casaviva@gmail.com

Fonte: Assessoria de Imprensa da Casa Viva Piracaia – Ana Laura Mosquera