Festa de Flores e Morangos de Atibaia conta com exposição de fotos da Família Imperial Japonesa

Mostra está no Pavilhão de Exposições do evento e retrata a passagem das Eras e visitas do imperador ao Brasil

A parceria entre o Museu da Imigração Japonesa e a Associação Hortolândia de Atibaia oferece ao público que visita a 39ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia a oportunidade conferir a exposição de fotos da família imperial japonesa em suas visitas ao Brasil. A mostra tem como objetivo homenagear a família na passagem da Era Heisei, que se encerrou com a abdicação do imperador Akihito, em 30 de abril de 2019, para a Era Reiwa, com a entronização do príncipe Naruhito, em 1º de maio deste ano.

A monarquia japonesa, atualmente a mais antiga monarquia hereditária, vem em linha ininterrupta por mais de 14 séculos, sendo o imperador Naruhito o 126º nessa linhagem. No Japão, cada Era se inicia com a entronização de um novo imperador, recebendo um nome especial que aponta para o espírito que deverá nortear o novo período.

A Era Heisei, do imperador Akihito, significa “paz reinante”. A Era Reiwa, do imperador Naruhito, que o sucedeu, significa “bela harmonia”, e está associada a sentimentos de esperança, prosperidade, paz e união, resultantes da harmonização entre todos e a beleza que isso representa.

Festa de Flores e Morangos de Atibaia conta com exposição de fotos da Família Imperial Japonesa (Foto: Divulgação)

A exposição mostra fotos das três visitas realizadas pelo imperador Akihito e pela imperatriz Michiko, duas delas ainda como Príncipes, ao Brasil, país que abriga a maior colônia japonesa no mundo. As visitas demonstram o apreço e consideração que a família imperial tem pelo Brasil e pelos japoneses e seus descendentes aqui radicados.

As visitas, realizadas em 1967, 1978 e 1997, foram marcantes. A primeira, em 1967, foi na época em que tanto o Japão quanto o Brasil estavam em franca expansão econômica. A comunidade japonesa inteira se mobilizou para recepcioná-los no estádio do Pacaembu, que ficou completamente tomado pelos imigrantes, que cantaram emocionados o hino nacional japonês, enquanto a segunda geração cantava o hino nacional brasileiro. Já em 1978, a vinda do casal de Príncipes foi para as festividades comemorativas do 70º aniversário da imigração japonesa no Brasil, quando foi inaugurado o Museu Histórico da Imigração Japonesa. Em 1997, vieram em visita oficial como imperadores do Japão.

Nos festejos do centenário da imigração, realizados em 2008, o imperador Akihito, impedido de viajar por motivos de saúde, foi representado pelo seu filho, o então príncipe Naruhito, que foi portador de um incentivo ao projeto de digitalização iniciado pelo Museu.

Relembrando todos esses momentos, o Museu promove a exposição em homenagem à passagem da Era Heisei, na Festa de Flores e Morangos de Atibaia.

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Pró- flor e Sindicato Rural de Atibaia.

Serviço:

39º Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 30 de agosto até 22 de setembro de 2019
Às sextas, sábados e domingos
Horários: das 09h até 18h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030
Cidade: Atibaia, SP
Preços: R$ 19,00 a R$ 38,00
Telefone – 0800-555-979
Site: www.floresemorangos.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Festa de Flores e Morangos de Atibaia