Festival de Inverno Atibaia 2018 está com inscrições abertas para oficinas de Arte e Literatura

Atividades acontecem entre 7 e 29 de julho e são gratuitas ao público.

Estão abertas inscrições para as oficinas de Arte e Literatura neste mês de julho, que integram a programação do Festival de Inverno Atibaia 2018. Os interessados podem se inscrever gratuitamente na sede da Secretaria de Cultura e Eventos (Al. Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Vila Thaís – Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret) ou pelo telefone 4412-3287. Havendo disponibilidade de vagas elas também poderão ser preenchidas no próprio dia e local da oficina pretendida.

Confira as oficinas de Arte e Literatura disponíveis:

Oficina de Origami – a oficina levará o conhecimento sobre o Origami, a sua história e cultura, juntamente com a confecção do “Tsuru”, que é um dos maiores símbolos do origami oriental, e o “Flapping Bird”, que é um pássaro que bate asas. O origami permite inúmeras possibilidades lúdicas, artísticas e terapêuticas. Oficineiro: Douglas Pereira.

Oficina de Estêncil: Cor é Arte! – A oficina contará brevemente a história do Estêncil, sua importância na arte urbana e como é observada em diversos lugares do nosso cotidiano. Oficineiros: Jhone de Paula Silva e Marina Stano.

Oficina de Arte e Literatura: À Procura dos Policarpos – A oficina tem como objetivo fomentar as discussões sobre o personagem Policarpo Quaresma de Lima Barreto, tendo em vista o contexto histórico em que a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma foi escrita. Assim, pretende-se trabalhar com literatura e artes plásticas em um movimento de criação e transformação. Oficineira: Juliana Gobbe.

Oficina de Arte: Tecendo mandalas com fios de lã – Nesse encontro todos irão vivenciar uma experiência tátil, visual e meditativa; conhecer sobre as origens das mandalas, seus significados e perceber sua influência no corpo físico, mental e emocional; e compartilhar bons momentos e se aprofundar em uma nova técnica artística. Oficineira: Júlia Soldani.

Oficina de Literatura: Tecendo a Escrita – A oficina visa entrelaçar os fios das ideias compondo, com o uso da imaginação, textos em prosa e/ou verso, cruzando a realidade com o irreal, a verdade com a fantasia, as emoções com a apatia, enfim, o que cada participante buscar em seu interior, fazendo as próprias regras, sendo coerente ou até mesmo ilógico. Oficineira: Marly de Souza.

Oficina de Literatura: Os atos da Vida Cotidiana – A oficina pretende colocar em debate experiências e desafios inseridos em nossa realidade cotidiana, provocando a reflexão conjunta que faça referência a um tema proposto, finalizando com uma produção escrita. Oficineira: Maria Angélica Brandão Queiroz Albarderio.

Oficinas de Arte e Artesanato: Chapeuzinho, Mandala, Carimbos e Dedoches – A oficina pretende despertar a criatividade através da produção de objetos artísticos construídos com materiais reutilizáveis, trazendo o universo do brincar, das histórias e da livre expressão. Oficineira: Márcia Silveira.

Dia – Horário – Oficina – Faixa Etária – Vagas – Local:

7/7 – 14h – Oficina de Arte: “Origami” – Acima de 10 anos – 20 vagas – Praça da Matriz
8/7 – 14h – Oficina de Arte: “Papietagem” – Acima de 10 anos – 20 vagas – Praça da Matriz
14/7 – 14h – Oficina de Arte: “Estêncil: A cor é Arte!” – Acima de 12 anos – 15 vagas – Praça da Matriz
15/7 – 14h – Oficina de Arte: “Mandalas” – Acima de 10 anos – 20 vagas – Praça da Matriz
21/7 – 14h – Oficina Literária: “À Procura dos Policarpos” – Acima de 14 anos – 12 vagas – Feira de Livros no bairro Jardim dos Pinheiros
21/7 – 14h – Oficina de Arte: “Tecendo Mandalas em Fios de Lã” – Acima de 10 anos – 15 vagas – Praça da Matriz
22/7 – 14h – Oficina de Arte: “Carimbos Divertidos” – Acima de 10 anos – 20 vagas – Praça da Matriz
28/7 – 14h – Oficina Literária: “Tecendo a Escrita” – Acima de 10 anos – 20 vagas – Praça da Matriz
28/7 – 14h – Oficina Literária: “Os atos da vida cotidiana” – A partir de 14 anos – 12 vagas – Estação SESI de Cultura
29/7 – 14h – Oficina de Arte: “Dedoches” – Acima de 10 anos – 20 vagas – Praça da Matriz