Fotógrafos de Atibaia participaram do 8º Festival de Fotografia de Tiradentes

A cidade mineira de Tiradentes recebeu, entre os dias 7 e 11 de março, a oitava edição do Foto em Pauta, um dos festivais nacionais mais importantes para a fotografia autoral brasileira. O evento reuniu obras de 200 fotógrafos de todo o país, 17 palestras, dez exposições, 24 lançamentos de livros com a presença dos autores, 16 workshops e cursos, permitindo o intercâmbio entre artistas de várias regiões do país. Na ocasião, Atibaia foi representada por dois fotógrafos locais, que foram ao evento com propostas diferentes, Cynthia Barros e Vitor Carvalho.

Auditório lotado no dia do bate papo com Cynthia Barros (Foto: Ricardo de Paula)

Lançamento de Livro e Bate Papo

No dia internacional da mulher, 8 de março, Cynthia Barros mostrou o talento do olhar feminino com o lançamento do livro “Desnuda Alma”, que teve ótima receptividade do público presente. O livro de Cynthia apresenta personagens que demonstram sua verdadeira essência humana ao se despirem das vestimentas. Nas imagens da fotógrafa, não há distinção de sexo, gênero, idade ou qualquer prioridade estética, apenas uma abordagem contemporânea e humana.

Lançamento do livro “Desnuda Alma” de Cynthia Barros (Foto: Ricardo de Paula)

No sábado, dia 10, a artista atibaiense participou de um bate papo ao lado de Lucas Gibson, mediado pelo conceituado fotógrafo Juan Esteves, na mesa da Revista “Fotografe Melhor”. Ela falou sobre seu livro e sobre o nu na fotografia. Diversos interessados marcaram presença, lotando o espaço. “Muito obrigada a todos do Foto em Pauta. Mais um ano, mais um evento maravilhoso”, declarou Cynthia.

Cynthia Barros, Juan Esteves e Lucas Gibson (Foto: Ricardo de Paula)

Intervenção urbana

Durante o 8º Festival de Fotografia de Tiradentes, Uncle Dunha, alter ego do fotógrafo Vitor Carvalho, realizou a intervenção urbana NanoPhotoArt, pelas ruas da centenária cidade mineira. Segundo o artista, “NanoPhotoArt é criação, é a capacidade de observar e manipular, alterar a percepção do observador, criando uma tensão e tenção quanto ao observado, novos ângulos nunca testados “.

Intervenção “NanoPhotoArt” de Vitor Carvalho (Foto: Ricardo de Paula)

Na intervenção, pequenas representações do personagem Uncle Dunha aparecem em lugares diversos, como ruas e pontos turísticos de Tiradentes, instigando a curiosidade do público.

Intervenção “NanoPhotoArt” de Vitor Carvalho (Foto: Ricardo de Paula)

Incubadora de Artistas

O fotógrafo Vitor Carvalho é também um dos diretores da Incubadora de Artistas. Já Cynthia Barros está participando do 4º BIT!, o festival de fotografia da associação. Diversas fotos tiradas para seu livro “Desnuda Alma” podem ser vistas na galeria, que está localizada em Atibaia, na Praça Claudino Alves, 78, Centro, na exposição que segue até 29 de abril, de quarta sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas.

Livro “Desnuda Alma”

Quem quiser adquirir um exemplar do livro de Cynthia também pode ir à Incubadora de Artistas. Os valores variam entre R$ 100 e R$ 300. Toda a verba proveniente de sua venda será revertida para o Projeto Inclusiva, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento artístico de adolescentes e jovens especiais.

Serviço

4º BIT! Festival de Fotografia da Incubadora de Artistas
Local: Incubadora de Artistas
Data: De 9 de dezembro de 2017 a 29 de abril de 2019
Horário: De quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas; sábados e domingos, das 15 às 19 horas
Endereço: Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP (ao lado da Igreja Matriz, em cima da sorveteria Ao Valentim)
Entrada Gratuita
Classificação: 16 anos