Nesta sexta-feira (20) tem atrações do Circuito Sesc de Artes em Atibaia

Nesta sexta-feira (20), das 16h às 21h, a Praça da Matriz recebe o Circuito Sesc de Artes, com apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, literatura e cinema.

Entre as atrações do Circuito estão o teatro “Quizumba”, do coletivo Quizumba; apresentação de dança “Chulos”, da Dual Cena Contemporânea; DJ Formiga; grupo Grand Bazaar; workshop de tecimento livre e macramê moderno, com Letícia Matos e Bruna Bortoletto; oficina de peixes voadores, do Coletivo Laranja Azul; leitura de livros ilustrados, do Instituto Clio; e curtas de animação da Pixar.

Grand Bazaar

O grupo paulista apresenta uma produção autoral influenciada pela música cigana, árabe e judaica, em fusão com o jazz-rock, o baião e o carimbó.

Recentemente a banda lançou seu segundo álbum, “Grand Bazaar II”. E assim como nos grupos dos Bálcãs e nas bandas pop que bebem na mesma fonte, como Karnak e Gogol Bordelo, os shows do Grand Bazaar são intensos, animados e de muita interação com o público.

DJ Formiga

Integrante do coletivo Vinil é Arte, o paulistano é DJ desde 2001 e tem um trabalho de pesquisa musical com foco, especialmente, em psicodelias brasileiras, MPB dos anos 1970, rap, música regional e afrobeat.

Nos últimos anos, ele tem se dedicado à produção musical: assinou uma faixa para a banda Projeto Nave e produziu a música “Luz do Repente” para a cantora carioca Karla da Silva.

Chulos

A companhia dirigida por Ivan Bernardelli realiza pesquisas artísticas a partir de mitologias e fenômenos históricos em diálogos com as fragilidades sociais escondidas sob seu esplendor.

Inspirado na mitologia da Folia de Reis e das festas populares brasileiras, o espetáculo leva para um cenário urbano uma dança acrobática e cheia de energia de palhaços dançarinos e mascarados.

Quizumba!

No começo do século XX, o velho mestre Benedito presencia o menino Pastinha apanhar de um valentão e decide ensiná-lo a se defender, contando a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares.

Inspirado no andamento de uma roda de capoeira, um misto de jogo, canto e teatro, o espetáculo pretende provocar reflexão ao abordar novas versões para uma história conhecida, a do Quilombo dos Palmares.

Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Peixes Voadores – Coletivo Laranja Azul

Os participantes produzem birutas, indicadores de vento normalmente usados em aeroportos e aeroclubes, em formato de peixes, utilizando materiais simples e muita imaginação. Com os peixes birutas sustentados por varas de bambu, o público aprende movimentos dançantes para fazê-los voar livremente pelos céus.

Tecimento Livre – Macramé Moderno – Letícia Matos e Bruna Bortolleto (SP)

As artistas Letícia Matos e Bruna Bortolleto ensinam técnicas de tecimento livre, em que não é preciso usar ferramentas, como agulhas, para entrelaçar os fios. Os tecidos são confeccionados com as mãos e dedos e diversos tipos de nós. Os participantes podem conhecer as técnicas e produzir um suporte de plantas.


Créditos: Leide Liborio

Palavra + Imagem – Instituto Clio (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Fonte: Circuito Sesc