ONG Nhanduti de Atibaia inaugura atelier com Oficina de Bordado Criativo

Após mais de 10 anos dedicados ao estudo e resgate da Renda Tenerife, a Associação Nhanduti de Atibaia está abrindo seu atelier para o público para, além do ensino da renda, patrocinar atividades e cursos das variadas artes têxteis.

A ONG traz para a região oficinas de ofícios manuais tradicionais como a tecelagem, a costura e o bordado, técnicas antes decorativas que hoje estão sendo retomadas como formas de expressão.

Assim é a Oficina de Bordado Criativo de Sonia Bianco, que inaugura o espaço no próximo dia 16 de março, e que vai muito além do bordado. Seu objetivo é desvendar o mistério da criatividade, liberando as pessoas de técnicas rígidas para se aventurarem através de cores, fios e linhas.

A oficina envolve a iniciação em três técnicas diferentes: aquarelagem em tecido (primeira fase), feltragem (são criadas formas através do entrelaçamento das fibras da lã), e finalmente o bordado livre (quando fios e linhas dialogam com o fundo e a forma trazidos pela cor e pelo feltro e vão explicitar as formas desejadas).

A técnica do Bordado Criativo ou Livre consiste no uso inovador dos pontos tradicionais, que sobrepostos livremente ou entrelaçados a fios de diferentes espessuras, produzem efeito de tridimensionalidade nas peças resultando num trabalho autoral assumido em pouquíssimo tempo.

Sonia Bianco, que conduz o trabalho, é artista plástica formada pela Escola de Artes Santa Marcelina/SP e participou de cursos livres na Espanha e em vários ateliês brasileiros. Possui formação técnica em cerâmica artística e estuda e pesquisas técnicas e expressões artísticas diversas nas artes têxteis, como colagem, feltragem e outras. Em seus trabalhos, aplica diferentes técnicas de tingimentos em tecidos, desenhos, bordados, utilizando várias texturas de fios e tramas. Possui publicações na mídia digital e impressa. Desde 2011 participa de exposições coletivas e individuais, tendo participado como curadora em algumas destas exposições.

A Oficina de Bordado Criativo de Sonia Bianco será realizada no dia 16 de março, num único encontro de 6 horas, entre 9 e 17 horas. As inscrições serão feitas até o dia 9 de março, por questão de agenda. Mais formações podem ser solicitadas pelo email nhanduti.org@gmail.com ou pelo telefone (11)999 423 818.

Serviço:

Oficina de Bordado Criativo com Sonia Bianco
Dia 16/março – Encontro entre 9-12h e 14-17h
Atelier NHANDUTI DE ATIBAIA,
Av. Walter Engracia de Oliveira, 164/13, Estância Lynce
nhanduti.org@gmail.com – F: (11) 9-9942-3818