Domingo (28) tem teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima” em Atibaia

Grupo de São José do Rio Preto/SP se inspira em histórias que envolvem construção de usina hidrelétrica no interior paulista e se apresenta no Centro Comunitário do bairro Iara, de graça. Peça tem música tocada e cantada ao vivo pelo elenco.

O espetáculo de teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (SP), chega a Atibaia no domingo, 28 de julho. A apresentação é gratuita e será no Centro Comunitário do bairro Iara, às 14 horas, em parceira com o MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens.

“Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (Foto: Jorge Etecheber)

“Terra abaixo, Rio acima” é resultado de pesquisas da Cia. Cênica em sua região, o Noroeste Paulista. A peça inspira-se em histórias que envolvem a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira/SP, no Rio Paraná, concluída em 1978, como a lenda da Velha Barrageira, e em fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul (SP). Em cena, o repertório musical é tocado e cantado ao vivo pelo elenco.

O personagem principal é inspirado em Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, líder religioso na antiga cidade de Rubineia/SP, inundada pelas águas do lago artificial da usina. Ele era conhecido na época por benzer e curar pessoas e animais e foi retratado no documentário “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes.

Aparecidão recebia mensagens espirituais que o impeliram a organizar e conduzir o pequeno “Exército da Força Divina”, com o intuito de impedir, por meio da fé, que a hidrelétrica fizesse desaparecer sua cidade. Foi preso junto a outros camponeses que o seguiam, torturado no Dops e Doi-Codi, em São Paulo, e enclausurado por sete anos no manicômio judiciário de Franco da Rocha.

“Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (Foto: Jorge Etecheber)

A partir de seus estudos para criar o espetáculo, a Cia. Cênica bebeu na fonte do realismo mágico, misturou e reinventou eventos e personagens, dando espaço ao imaginário.

“Terra abaixo, Rio acima” é uma peça itinerante, em que plateia e elenco caminham juntos por cerca de 150 metros. Depois da apresentação, haverá um bate-papo com o público. Todas as atividades são gratuitas.

A circulação do espetáculo foi viabilizada pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. A circulação seguirá até agosto e ao todo vai passar por 12 cidades.

“Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (Foto: Jorge Etecheber)

Segundo Fagner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica, a proposta nesta circulação é levar a peça a cidades que dialogam com o universo temático abordado, como o direito a terra, o desenvolvimentismo versus os modos de ser, viver e fazer tradicionais, além da memória e da preservação ambiental. Ele explica que o conceito do espetáculo repousa na ideia de que ainda há outros mundos possíveis.

Trajetória

“Terra abaixo, Rio acima” foi concebido em 2016 a convite do Festival Literário Paulista, em Iguape/SP, que naquele ano homenageou o escritor de literatura fantástica Murilo Rubião. Desde então, tem circulado por unidades do Sesc São Paulo, além de marcar presença em festivais, com críticas positivas, como o FIT – Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (SP), Festara – Festival de Teatro de Araçatuba (SP), Fenata – Festival Nacional de Teatro – Ponta Grossa (PR) e Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba (SP). Recentemente, a peça passou por nove cidades paulistas viajando pelo Circuito Sesc de Artes 2019.

Sobre a Cia. Cênica

A Cia. Cênica é um grupo de repertório criado em 2007 em São José do Rio Preto, que realiza pesquisas e ações culturais a partir dos eixos: o popular não apenas como linguagem e temática, mas como meios de produção e difusão cultural; dramaturgia autoral; música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e ocupação de ruas e espaços não convencionais.

Em sua trajetória, a Cia. Cênica circulou por mais de 135 cidades de 11 Estados brasileiros, levando seu repertório a um público de mais de 300 mil espectadores. Atualmente, possui nove espetáculos em circulação: “Oi Lá, Inezita”, “Acordes”, “Auto da Anunciação”, “Por Quê?”, “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”, “Virado à Paulista”, “Terra abaixo, Rio acima”, “A Cor Silva” e “Queijo & Goiabada, das canções que você não autorizou pra mim”.

Sinopse

O progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. Em um dia daqueles, em que o rio vira mar, os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu. O espetáculo tem como ponto de partida o realismo mágico e é inspirado em histórias colhidas no Noroeste Paulista.

Ficha técnica

  • Dramaturgia: Graziela Delalibera e Fagner Rodrigues
  • Direção: Fagner Rodrigues
  • Pesquisas histórico-culturais: Cia. Cênica e Claudia Borges
  • Orientação em pesquisa de intervenção no espaço urbano: Juliana Calligaris
  • Composições inéditas: Márcia Morelli e Diego Guirado
  • Preparação vocal: Elaine Matsumori
  • Figurinos: Adbailson Cuba
  • Cenografia: Fagner Rodrigues
  • Arte de cenografia e adereços cênicos: Laura de Paula Barbeiro
  • Elenco e músicos: Cássia Heleno, Clara Tremura, Diego Guirado, Fabiano Amigucci, Glauco Garcia, Márcia Morelli e Simone Moerdaui
  • Oficina de orientação em interpretação: Tiche Vianna
  • Oficina de orientação em canto e voz: Babaya de Moraes
  • Classificação indicativa: livre
  • Duração: 60 minutos

Serviço

Espetáculo “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, seguido de bate-papo com o público

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, através do ProAC (Programa de Ação Cultural)

Grátis

Data: 28 de julho, domingo, 14h

Local: Centro Comunitário do bairro Iara (Estrada Municipal Campo Limpo Paulista, s/n – Bairro Iara – Atibaia/SP)

Parceira: MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

Fonte: Assessoria de Imprensa