Prefeitura de Atibaia lança edital para utilização de espaços culturais do município

Processo seletivo objetiva a seleção de projetos de exposições para o Centro Cultural André Carneiro e o Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret.

A Prefeitura da Estância de Atibaia lançou em março um edital para a realização de processo seletivo visando a utilização de dois espaços culturais do município: o Centro Cultural André Carneiro, no Centro, e o Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, na Vila Thaís. A definição acontecerá por meio da seleção de um Projeto de Exposição e de uma Proposta de Contrapartida oferecida pelos interessados. As inscrições seguem até 30 de abril.

Centro Cultural André Carneiro

A organização do processo é da Secretaria de Cultura e Eventos e a proposta é promover as Artes Visuais, em Atibaia e em toda a região, por meio de exposições que ofereçam elementos reflexivos, que dialoguem com a cultura local e com o grande espectro da arte contemporânea mundial. Além disso, a iniciativa visa o intercâmbio de ideias, de experimentos e de ações que fomentem o campo das Artes, valorizando e difundindo as ideias e a produção dos artistas, bem como oferecendo oportunidades a novos artistas e às produções inéditas.

Os projetos podem ser de exposições individuais, coletivas ou curatoriais, abrangendo todas as linguagens das Artes Visuais. O período expositivo de cada uma das mostras será de 40 dias corridos, considerando ainda dois dias para a montagem da exposição, dois dias para a desmontagem e dois dias para a manutenção dos espaços entre as exposições, somando 46 dias disponibilizados para cada projeto selecionado. O cronograma das exposições será definido pela Secretaria de Cultura e Eventos, respeitando o calendário artístico e cultural de Atibaia e as propostas apresentadas.

Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

As inscrições são gratuitas e os proponentes deverão ser brasileiros natos ou naturalizados, domiciliados no Brasil ou estrangeiros com situação de permanência legalizada e residência comprovada no Brasil, e ter idade igual ou superior a 18 anos completos até a data de encerramento das inscrições. No edital, que pode ser consultado na íntegra na Imprensa Oficial Eletrônica – IOE da Prefeitura – edição nº 1966, estão descritas todas as exigências para a participação no processo, como o detalhamento do material necessário para a inscrição, documentos necessários e demais informações.

A seleção ocorrerá em duas etapas. Na primeira, acontecerá a análise, pela Secretaria de Cultura e Eventos, dos documentos entregues na inscrição. Na segunda, a avaliação será feita pela Comissão de Seleção dos Projetos – formada por dois funcionários da Secretaria de Cultura e Eventos e um convidado de notório saber na área de Artes Visuais do município. O resultado será divulgado a partir do dia 10 de maio de 2018 no site da Prefeitura. Vale ressaltar que as decisões da Comissão de Seleção serão soberanas e irrecorríveis.

Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

Os projetos serão selecionados conforme os seguintes critérios: relevância do projeto para os espaços culturais e para o município (0-20 pontos); relevância do projeto para o desenvolvimento e a difusão das Artes Visuais e proposta inovadora (0-20 pontos); coerência da proposta expositiva com a conceitualização apresentada (0-20 pontos); viabilidade de execução, integridade do local e compatibilidade com os espaços culturais disponibilizados (0-20 pontos); proposta de contrapartida alinhada ao projeto expositivo e ao edital (0-20 pontos); perfazendo um total de pontos 0-100. O número de pontos definirá a quantidade de projetos selecionados para o ano de 2018, e os projetos não contemplados para este ano poderão ser reinscritos no edital 2019.

O Centro Cultural André Carneiro fica na Rua José Lucas, nº 28, Centro, e o Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret está localizado na Avenida Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Vila Thaís. Mais informações na Secretaria Cultura e Eventos – Departamento de Cultura, pelo telefone (11) 4412-3287.