Capacitação para manipuladores de alimentos está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso de capacitação para manipuladores de alimentos. O curso, coordenado pela Secretaria de Saúde, é destinado aos profissionais – funcionários e proprietários – do setor alimentício e foi disponibilizado para duas turmas.

Os interessados podem se inscrever para a próxima turma, cujas aulas serão iniciadas no dia 21 de maio, no período da noite, no auditório do Fórum Cidadania. As inscrições gratuitas devem ser realizadas na sede da Vigilância Sanitária (Rua Bruno Sargiani, nº 100, Parque Jerônimo de Camargo). A primeira turma já iniciou as aulas no dia 23 de abril, no período da tarde.

Cada capacitação tem duração aproximada de 12 horas, divididas em três segundas-feiras, e aborda temas referentes à contaminação alimentar, doenças transmitidas por alimentos, cuidados na manipulação, armazenamento e preparo de alimentos, além de conhecimentos sobre legislação sanitária e segurança do trabalho.

A realização do curso e sua formatação foram desenvolvidas por iniciativa dos servidores públicos das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Também são os servidores desses setores que atuam como professores no curso, ministrando as aulas e associando seus conhecimentos técnicos com suas experiências de campo.

Histórico – Desde sua criação, em 2009, o curso já formou mais de 1950 manipuladores de diversos tipos de estabelecimentos, entre restaurantes, supermercados, padarias, açougues, creches, asilos, entre outras atividades. Com as duas novas turmas oferecidas atualmente, a previsão é de que esse número ultrapasse 2000 pessoas formadas.