Enem2018: resultado do exame já está disponível para consulta

Alunos da rede estadual de ensino que realizaram as provas do Enem 2018, já podem consultar o resultado do exame no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os participantes poderão consultar as notas que obtiveram em cada uma das provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no site do INEP, com CPF e senha.

Consulte aqui o resultado

Os treineiros, aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, terão acesso aos resultados no dia 18 de março. As cópias digitalizadas dos textos e as justificativas para as notas, conhecidas como “espelho da redação”, serão liberadas no mesmo dia.

Como usar a nota do Enem

Com os resultados, os alunos poderão concorrer a vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para se inscrever nos programas do Ministério da Educação, o participante deverá informar a mesma senha cadastrada para o Enem.

As instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos do Enem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do Ministério da Educação. As inscrições abrem duas vezes ao ano e o aluno deve concorrer com a nota do Enem realizado no ano anterior. Neste ano, as inscrições estarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro. Clique aqui.

O Prouni, sistema que oferece bolsas integrais ou parciais em cursos de graduação de instituições privadas, abrirá as inscrições para o processo seletivo do 1º semestre de 2019 no dia 29 de janeiro até as 23h59 de 1º de fevereiro. Mais informações aqui.

Outra opção é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Os interessados poderão fazer as inscrições entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Acompanhe aqui.