Inscrições para Novotec Expresso são prorrogadas até domingo (8)

Foram prorrogadas até o próximo domingo (8) as inscrições para os cursos rápidos gratuitos de qualificação profissional do Novotec Expresso. O público-alvo são alunos de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. Os interessados devem se inscrever pelo site www.novotec.sp.gov.br.

Programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Centro Paula Souza (CPS), o Novotec Expresso tem o objetivo oferecer novas oportunidades de profissionalização para os jovens e aumentar as chances de empregabilidade em áreas como tecnologia da informação, hotelaria, marketing, gestão e negócios, entre outras.

Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas 22,6 mil vagas, em 31 cursos rápidos presenciais, distribuídos por 150 municípios. Veja neste link as vagas por Região Administrativa e curso.

Um dos cursos oferecidos é o de Excel aplicado à área administrativa, que ensina a usar planilhas no ambiente de trabalho e de negócios. A estudante Alicia Jessie Henriques optou pelo curso para ajudar a mãe. “Como minha mãe tem empresa própria de costureira e ela toma umas decisões erradas na hora de cobrar, eu gosto de fazer umas planilhas para ajudá-la a calcular o custo de mão de obra”, conta.

O estudante Elismar dos Santos Filho viu nesse tema uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos em uma área que ele gosta. “Eu sempre quis fazer contabilidade para ajudar bastante lá em casa. Acho que o Excel ajuda bastante na parte de organização dos gastos e também porque eu gosto bastante de matemática”, diz.

Os cursos oferecidos na região, Em Bragança Paulista, são:

– Auxiliar de Logística – 30 vagas
– Excel Aplicado à Área Administrativa – 30 vagas
– Montagem e Manutenção de Microcomputadores – 30 vagas

O critério de seleção priorizará estudantes matriculados em escolas que ficam a menos de dois quilômetros do local do curso, além da igualdade de gênero nas turmas. O Novotec Expresso não utiliza o Vestibulinho como forma de seleção.

As aulas começam em março de 2020. A carga horária é de 200 horas/aula, oferecida no período de contraturno escolar em 170 unidades de ensino todo o Estado, nas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo