Secretaria de Educação faz consulta pública sobre aulas presenciais em Atibaia

Consulta on-line é destinada aos familiares dos alunos da Rede Municipal de Atibaia, aos professores e aos funcionários.

A Secretaria de Educação de Atibaia, com a ajuda da Coordenadoria de Tecnologia, elaborou uma consulta pública sobre o retorno das aulas presenciais na cidade, cinco meses depois que elas foram paralisadas em função da pandemia de Coronavírus. A consulta, que será on-line, é destinada aos familiares dos alunos da Rede Municipal, aos professores e aos funcionários da Secretaria de Educação.

O objetivo da consulta pública é coletar a opinião desses grupos de pessoas sobre o retorno das aulas para que a administração obtenha subsídios para um futuro planejamento de retorno às aulas presenciais. A pesquisa ficará aberta ao público a partir desta quinta-feira (13), por sete dias, e está disponível neste link www.prefeituradeatibaia.com.br/voltaaulas.

(Imagem Ilusttrativa de Malen Monteleone por Pixabay)

A retomada das atividades presenciais nas escolas municipais depende do comportamento da curva epidêmica no município e só acontecerá quando as autoridades de educação e saúde avaliarem que é possível fazê-lo de forma segura, sem colocar em risco a saúde dos quase 15 mil alunos da rede, 20 mil pessoas se contarmos professores e funcionários.

Mesmo sem previsão de quando as aulas presenciais poderão ser retomadas, a Secretaria da Educação já está se preparando para o desafio representado por esse momento tão delicado, e o plano de retomada que está sendo elaborado prevê estratégias sanitárias e pedagógicas que permitirão um retorno gradual e cauteloso. Estão previstas a contratação de mais equipes de limpeza para que a assepsia das escolas aconteça com mais frequência, a contratação de equipes para fazer a higienização dos ônibus escolares, a compra de termômetros digitais para as escolas e equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para os funcionários, a distribuição de kits com máscaras e álcool em gel para todos os alunos, com a disponibilização de álcool em gel em vários pontos das escolas e o treinamento dos servidores.

Além disso, o retorno será gradual, com a limitação da quantidade de alunos à metragem da sala de aula, revezamento de horários de entrada, saída e recreação, sinalização de rotas dentro da escola para minimizar as chances de contato entre alunos e uma rotina rígida de higienização que incluirá protocolos de entrada e saída, convivência, alimentação e educação física, com a suspensão das atividades em grupo. Os segmentos não voltarão todos de uma vez e a Secretaria estuda a possibilidade de adotar um modelo híbrido de ensino, que alternaria atividades presenciais e a distância num primeiro momento da transição.

Desde abril, a Rede Municipal de Ensino de Atibaia vem utilizando o sistema remoto de aprendizagem, com a publicação de atividades de vivências e sequências didáticas semanalmente. Para alcançar a todos os estudantes, dois diferentes canais são utilizados: virtualmente, por meio da Plataforma IPADS e o site da Prefeitura, e através do material impresso, disponibilizado a todos que o solicitarem.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia