Sede da Associação de Luthiers do Brasil é inaugurada em Atibaia

Localizada no Parque Municipal Edmundo Zanoni, a Escola de Lutheria proporciona formação técnica e cultural.

No último sábado (19) a Prefeitura da Estância de Atibaia inaugurou a sede da Associação de Luthiers do Brasil – Aluthiers, localizada no Parque Municipal Edmundo Zanoni (Av. Horácio Neto, n° 1030).

A Escola de Lutheria proporciona formação técnica e cultural. Hoje, a profissão de luthier é uma realidade no município e a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Emprego e Renda, mantém uma parceria com a Aluthiers, viabilizada por um termo de colaboração (oriundo de chamamento público) no valor de R$ 150 mil.

Sede da Associação de Luthiers do Brasil – Aluthiers (Foto: Prefeitura de Atibaia)

Os profissionais participantes do Curso de Lutheria se habilitam na fabricação de instrumentos, como violas, violões, guitarras, cavaquinhos e ukulele.

As aulas são frequentadas por pessoas de diversas idades, e os mais variados objetivos e formações. Há músicos que procuram a capacitação para aprender a construir e entender melhor o funcionamento de seus instrumentos; há aqueles que encontram na lutheria uma forma de profissão; e outros que buscam um hobby, afinal, a lutheria, com suas características artesanais, é considerada uma terapia, um modo de sensibilizar e ativar novos sentidos.

Segundo a Coordenadoria Especial de Emprego e Renda, além da tradição preservada com as atividades da lutheria, é importante destacar o fator geração de renda proporcionado pela capacitação, já que os alunos se tornam aptos a realizar manutenção, conserto e restauração de instrumentos, um trabalho que exige experiência e especialização.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia