Esporte: Veja 5 dicas para sair do sedentarismo

O ano começou e muitas pessoas colocam como meta sair do sedentarismo e praticar alguma atividade física com regularidade. Se você é uma delas, confira dicas para começar a se transformar em um atleta!

Veja 5 dicas para sair do sedentarismo (Imagem Ilustrativa)

A personal trainer Karina Bueno, de São José dos Campos, dá 5 dicas às pessoas que não estão acostumadas com atividades físicas, para que elas possam se adaptar com a rotina de um atleta.

1 – Procure orientação

A primeira dica é buscar orientação médica. Vá ao médico. Faça os exames necessários com o objetivo de começar a realizar atividades físicas. Explique ao médico a sua intenção de sair do sedentarismo e começar a praticar esportes de uma forma geral.

2 – Vá com calma

Cuidado para não se tornar um jogador de fim de semana, aquele que joga futebol aos domingos e não realiza mais nenhuma atividade física durante a semana. Dessa forma, você poderá se machucar com facilidade e ter problemas de saúde. “Cadência é tudo. Comece treinando duas vezes por semana. Vá evoluindo para três vezes por semana. E aí siga evoluindo. Se entrar com tudo, vai se lesionar e vai desistir. O seu corpo precisa se adaptar, porque seu músculo está dormente”, explicou a personal trainer Karina Bueno.

3 – Tecnologia pode ajudar

Que tal utilizar a tecnologia como inspiração para a prática de atividade física? Hoje em dia há uma lista de aplicativos interessantes neste sentido. O aplicativo de corrida, por exemplo, vai te estimular a correr mais. Você entrará em grupos de corredores e receberá estímulos para correr cada vez mais. “Há um aplicativo que determina quantos passos você tem que dar por dia. 5 mil passos? Consegui. Aumento para 6 mil passos. E por aí vai”, contou a personal trainer.

4 – Apaixone-se pela corrida

Pode ser atleta de futebol, vôlei, basquete, futsal, não importa. Mas que tal começar pela corrida? Aliás, com a caminhada e depois a corrida. Correr nos traz uma série de benefícios interessantes para a saúde. “A corrida te beneficia em tudo. A parte respiratória, se está com a gordura visceral muito alta, enfim, ajuda muito. E, além disso, tem o prazer. Correr é adrenalina pura, é prazer. Quem começa a correr e ganha certo ritmo, logo se torna um apaixonado e não consegue mais largar a corrida”, explica Bueno.

5 – Perseverança

A última dica é a perseverança. Não desista. Obstáculos vão surgir. Aquele dia chuvoso pode te desanimar para a corrida. Aquele amigo que estava te acompanhando nos exercícios, pode muito bem desistir amanhã. Enfim, são obstáculos. Mas você precisa seguir em frente, para ter em 2020 uma preparação física adequada.

Fonte: G1.globo.com