Futebol: Atibaia vence Portuguesa Santista e conquista primeiro título da sua história

Pela primeira vez na história, a torcida do Atibaia sabe o que é ser campeã. O time do interior bateu a Portuguesa Santista por 2 a 1, na final do Paulistão A3, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e levantou a taça da competição.

Atibaia conquistou o primeiro título da sua história. (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)

Como tinha campanha melhor ao longo da Série A3 por apenas uma vitória a mais (15 a 14), o Atibaia seria campeão até mesmo com um empate, mas garantiu a vitória por 2 a 1 em contra-ataque no último lance do jogo. Apesar da decepção pela perda do título, a Portuguesa também tem motivos para comemorar, já que as duas equipes já tinham conquistado o acesso à Série A2 de 2019.

O Atibaia começou melhor e foi responsável pelas principais jogadas ofensivas nos primeiros minutos. No entanto, a Portuguesa foi equilibrando a partida aos poucos e logo passou a ser mais perigosa que o adversário.

Controlando bem a posse de bola, o time visitante foi mais presente no campo de ataque até o intervalo, mas finalizou pouco. O goleiro Cairo foi exigido em um único lance, espalmando chute de Carlos Alberto de fora da área.

No entanto, no último lance antes do intervalo, o Atibaia aproveitou a bola parada para abrir o placar. Em bola levantada da direita, o zagueiro Danilo ganhou de cabeça e Mascote deu um leve desvio para vencer o goleiro Cleyton.

A resposta da Portuguesa Santista foi aos dez minutos da etapa final. Emerson Guioto descolou belo passem em profundidade para Diego Palhinha, que passou pelo goleiro e, mesmo caído, tocou para o gol, empatando a partida.

Na reta final da partida, a Portuguesa partiu com tudo para o ataque e, nos contragolpes, o Atibaia ainda desperdiçou boas chances de marcar o segundo gol. Primeiro, Jackson foi lançado e ficou cara a cara com o goleiro, mas não conseguiu finalizar. Na sequência, em cobrança de escanteio, Jackson cabeceou para fora.

De tanto insistir, Jackson finalmente conseguiu matar o jogo. No último lance da partida, Laionel foi lançado em velocidade e serviu o atacante, que só tocou para o gol vazio e garantiu a vitória.

Fonte: Federação Paulista de Futebol