Futebol: Desempenho do Atibaia é semelhante a de rebaixados neste início de Série A2

Com cinco pontos e sem vitórias, Falcão tem pontuação média de equipes que brigam na degola.

O Atibaia ainda não se encontrou neste Campeonato Paulista Série A2. A equipe dirigida pelo treinador Carlão segue sem vencer na competição e vê o G8 se afastar no mesmo ritmo em que a zona de rebaixamento se aproxima. É bem verdade que o estadual começou há pouco tempo, mas um desempenho tão fraco após sete rodadas, em uma competição que conta com 15, é de se ligar o sinal de alerta.

Atibaia tem rendimento semelhante ao de rebaixados em anos anteriores na A2 (Foto: Reprodução/TV Falcão)

Com cinco pontos após sete jogos, somando cinco empates e duas derrotas, o Falcão até faz bons jogos e cria chances, mas ainda não encontrou o equilíbrio entre ataque e defesa. Com o passar dos jogos, a situação fica cada vez mais complicada. Com 23,8% dos pontos conquistados, o desempenho do Atibaia é semelhante ao de equipes rebaixadas nos últimos cinco anos de Série A2.

Levando em conta apenas as equipes que terminaram nas duas últimas colocações dos últimos anos, já que nesta edição apenas 15º e 16º colocados serão rebaixados, o Atibaia tem motivos para se preocupar. Das dez equipes rebaixadas, quatro tinham rendimento igual ou superior ao do Falcão passadas seis rodadas, enquanto outras duas haviam somado quatro pontos, um a menos do que o Atibaia.

Outro fato pode também preocupar o torcedor do Falcão. Com exceção ao ano de 2018, todas as outras edições contavam com 20 times. Ou seja, havia mais tempo hábil para a recuperação da equipe, já que o campeonato contava com 19 e não 15 rodadas. O Atibaia precisa acordar rápido para se livrar dos riscos, e mais rápido ainda caso queira aspirar uma vaga ao G8.

Confira o desempenho dos últimos colocados das cinco edições anteriores da A2 após sete rodadas:

2018
Audax: 4 pontos
Batatais: 8 pontos

2017
Barbarense: 1 pontos
Mogi Mirim : 6 pontos

2016
Rio Branco: 4 pontos
Marília: 5 pontos

2015
Catanduvense: 3 pontos
Guaratinguetá: 3 pontos

2014
São José: 2 pontos
Osasco: 6 pontos

Fonte: Globoesporte.globo.com