Prefeitura de Atibaia autoriza reabertura de academias

Decreto do Prefeito Saulo Pedroso foi publicado nesta terça-feira (12). Medida segue decreto presidencial, que incluiu academia de esporte como atividade essencial. O governo de São Paulo, João Doria, se posicionou contra a inclusão de academias de esportes na lista de serviços essenciais.

A Prefeitura de Atibaia (SP) autorizou a reabertura de academias de esportes na cidade durante a pandemia de coronavírus. O decreto da prefeitura foi publicado nesta terça-feira (12) e impõe regras para a atuação das academias.

Prefeitura de Atibaia autoriza reabertura de academias (Imagem Ilustrativa: Pexels / Pixabay)

A medida do prefeito Saulo Pedroso segue o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu academia de esportes como atividade essencial.

O governo de São Paulo, João Doria, se posicionou contra a inclusão das atividades de salões de beleza, barbearias e academias de esportes na lista de “serviços essenciais”. Em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (13), Doria disse que o estado não tem condições sanitárias de permitir o funcionamento dos estabelecimentos. “Aqui em São Paulo, o governo respeita e ouve o seu secretário da saúde, respeita e ouve o seu comitê de saúde. O comitê de saúde e o secretario de saúde do estado de São Paulo nos indicam que ainda não temos condições sanitárias seguras para autorizar a abertura de academias, salões de beleza e barbearias neste momento”, disse o governador.

Atibaia registrou, até a manhã desta quarta-feira (13), 51 casos de Covid-19 com quatro mortes pela doença. A cidade flexibilizou a quarentena do Estado e liberou o funcionamento de comércios com regras.

O decreto publicado pelo prefeito Saulo Pedroso afirma que a administração levou em consideração o decreto federal para autorizar o funcionamento das academias e impõe regras para a atuação.

Além da necessidade de higienização frequente, entre as normas estão o limite de pessoas conforme capacidade do estabelecimento, distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas e proibição de receber pessoas dos grupos de risco para Covid-19. Confira todas as regras:

  • limitar a quantidade de clientes/alunos a no máximo 20% da capacidade do estabelecimento e manter o distanciamento de no mínimo 1,5 m entre as pessoas;
  • é proibido qualquer tipo de atividade que possua contato físico;
  • uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel;
  • exigir uso de toalhas individuais e uso do bebedouro somente para garrafas próprias;
  • organizar alunos em grupos, para que haja intervalo mínimo de 15 minutos para limpeza e desinfecção dos equipamentos;
  • desativar o uso de digital nas catracas de acesso;
  • Apenas 50% dos armários e aparelhos de cardio como esteira, bicicleta ergométrica, elíptico e remo devem ser utilizados de maneira que se possa intercalar um equipamento em utilização e outro vazio;
  • é proibida a participação de pessoas em grupo de risco.

Segundo a prefeitura, “a nova medida atende a solicitações feitas pela Associação Comercial de Atibaia (ACIA) e leva em consideração a importância das atividades físicas para a saúde do corpo e da mente, ajudando a fortalecer o sistema imunológico”.

A administração alertou ainda que as academias que reabrirem sem cumprir as determinações do decreto poderão ser multadas e até mesmo ter o alvará de funcionamento cassado.

Fonte: G1.globo.com (Leia a matéria completa)