Quarentena: Confira 5 aplicativos de exercícios para fazer atividade física em casa

Aplicativos disponibilizam coleções de treinos fitness para emagrecer e deixar o corpo em forma sem sair de casa.

Fazer exercícios físicos em casa se tornou uma prática comum no último mês, já que academias e outros centros de treinamento foram fechados para garantir as medidas de proteção contra a Covid-19. Mas se exercitar por conta própria pode ser difícil e arriscado, sem o acompanhamento e orientações de instrutores qualificados. Por isso, a lista a seguir traz cinco apps de exercícios para quem quer continuar ou iniciar a prática de atividade física, que contém desde treinos para fortalecer músculos e emagrecer, até exercícios de respiração com alongamento e yoga.

Vale ressaltar que é importante consultar profissionais da área da saúde, como educadores físicos, antes de realizar exercícios sozinho em casa, para avaliar seu condicionamento físico e evitar lesões durante os treinos. Todos os aplicativos estão disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS) e fornecem treinos em português.

1. Nike Training Club

O aplicativo Nike Training, desenvolvido pela marca de artigos esportivos Nike, oferece diversos tipos de treinos gratuitos, desde força e cardio a sessões de yoga e mobilidade, para pessoas com diferentes tipos de condicionamento físico. Os exercícios são separados em categorias que abrangem tipos de treinos com ou sem equipamentos, curtos e para atletas.

Para ter acesso é necessário fazer um cadastro gratuito no app e responder a algumas perguntas sobre seu perfil físico. É possível criar um plano de treino individual, de acordo com seu objetivo, condicionamento físico e tempo disponível por semana ou, ainda, acessar coleções de treino já disponíveis.

2. Adidas Training by Runtastic

O Adidas Training fornece planos de treino individuais gratuitos, além de alguns disponíveis apenas para as contas premium. Ao fazer o registro, o app pergunta se seu objetivo é entrar em forma, estar saudável, ganhar músculos ou emagrecer e qual a intensidade de treino desejada, para que as sugestões de treino sejam personalizadas.

Estão disponíveis 30 treinos diferentes, que utilizam apenas o peso do corpo, nos níveis fácil, intermediário e difícil, e 190 exercícios ao todo com instruções em vídeo e áudio.

3. BodBot Personal Trainer

O BodBot é um personal trainer digital que cria treinos personalizados para o usuário de acordo com o objetivo e dificuldade desejados, recursos disponíveis, capacidade física, entre outros fatores. O planejamento é adaptado de acordo com a evolução do usuário, conforme ele realiza ou pula os exercícios.

É possível usar o aplicativo para realizar atividades físicas tanto em casa, quanto na academia, informando os equipamentos disponíveis. O app também possui a função “Nutrição”, que registra as preferências alimentares e alergias do usuário, e faz sugestões nutricionais para alcançar o objetivo cadastrado.

4. Exercícios de alongamento

Exercícios de alongamento são ideais para quem deseja aumentar a flexibilidade do corpo. Disponível com o nome Exercícios de Alongamento na Google Play e como Alongamento & Flexibilidade na App Store, o app disponibiliza séries de alongamentos para o dia-a-dia, alívio de dor, corridas e partes específicas do corpo.

Também é possível personalizar seu próprio plano de treino com exercícios favoritos. O progresso vai sendo armazenado no app, que informa um relatório com o tempo acumulado de treinos e calorias perdidas.

5. Down Dog

Down Dog é um aplicativo de yoga pago que está com acesso gratuito até primeiro de julho devido à pandemia de Covid-19. As atividades são guiadas por vídeos e áudios explicativos, e o usuário tem acesso a mais de 60 mil configurações de diversos tipos de práticas de yoga, como Vinyasa, Hatha, Suave, Restauradora, Yin, Ashtanga, Cadeira e Saudação ao Sol. Também é possível selecionar outras preferências como nível da atividade, tempo de duração, música, ritmo e modo de instrução.

Fonte: G1.globo.com (Leia a matéria completa)