Após adaptação em santuário em Joanópolis, ursa exibe novo visual

Sete meses após mudar para um santuário de animais em Joanópolis (SP), a ursa Rowena reflete na aparência a nova rotina de cuidados. Ela engordou cerca de 80 quilos e ganhou uma nova pelagem – resultado de uma vida em um ambiente com temperaturas mais amenas, alimentação adequada e tratamentos de saúde.

Após adaptação em santuário em Joanópolis, ursa exibe novo visual (Foto: Reprodução/Facebook)

Durante a campanha de transferência dela do Piauí para o interior paulista, ela chegou a ficar conhecida como ‘a ursa mais triste do mundo’. Rowena enfrentava temperaturas de até 40°C no antigo lar. A ursa viveu 25 anos em um circo, foi resgatada no Maranhão e doada ao parque de Teresina pelo Ibama.

De acordo com a fundadora do santuário em Joanópolis, Silvia Pompeu, a ursa chegou no local com queda de pelos, que estavam ralos e emaranhados. Com o tratamento que recebeu, os tufos começaram a cair e deram espaço para uma nova pelagem, mais macia.

Após adaptação em santuário em Joanópolis, ursa exibe novo visual (Foto: Reprodução/Facebook)

“Ela tinha muito problemas de pele, como sarna, micose, fungos, infecções, infestação de verminoses. Tinha um cheiro muito forte. Muito desses problemas eram devido ao calor e à alimentação. A gente começou a tratar com uma dieta mais regrada e o organismo foi respondendo. É igual uma pessoa, o resultado é de dentro para fora”, explicou.

A ursa chegou a Joanópolis com aproximadamente 120 quilos, após pouco mais de um semestre na nova rotina, engordou e pesa atualmente cerca de de 200 quilos.

Após adaptação em santuário em Joanópolis, ursa exibe novo visual (Foto: Reprodução/Facebook)

“Ela não sofre nenhum estresse agora, não passa calor, não passa fome, não passa pelas situações de quando era usada no circo. Mesmo com uma idade avançada, ela tem qualidade de vida e está saudável agora”, concluiu Silvia.

Histórico

No antigo lar, ela comia diariamente 15 quilos de frutas e verduras e três vezes por semana era alimentada com carne. Durante o período em que viveu no circo, a ursa foi acostumada a se alimentar de ração de cachorro. O alimento era usado por veterinários para poder atrair ela de um recinto para outro.

Ela foi transportada até São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e levada em uma cabine climatizada especial até Joanópolis, no interior paulista. Chamada de Marsha, ela ganhou o novo nome de Rowena para marcar a nova fase da vida do animal.

Fonte: G1.globo.com