Bairro do Portão receberá testes para implantação de redes de esgoto

Análise das tubulações prepara a localidade para receber o serviço de esgotamento sanitário.

Para que a universalização do tratamento de esgoto seja alcançada até 2021, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto da cidade e que mantém uma parceria público-privada com a SAAE, iniciará no próximo dia 21, segunda-feira, o cadastro das redes de esgoto implantadas no bairro do Portão.

Na ação, serão realizadas as conferências dos poços de visitas e testadas todas as tubulações de esgoto do bairro. A Atibaia Saneamento fará testes hidráulicos, ou seja, introduzirá nas redes jatos de água e fumaça, a fim de identificar as condições e reparos que forem necessários.

Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento, conta que a atividade faz parte da preparação da região para a implantação do serviço de esgotamento sanitário. ”O bairro do Portão em Atibaia é uma das localidades mais afastadas da região central, por isso, para atender a população, faremos os testes que certificam a integridade das tubulações existentes e para que também sejam feitos reparos onde for necessário”, ressaltou a gerente.

Dentro dos investimentos em esgotamento sanitário, o bairro do Portão será contemplado com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Segundo o censo de 2010, o bairro do Portão dispõe, aproximadamente, de 3,5 mil habitantes, que ainda não são atendidos com o serviço de esgotamento sanitário. A Atibaia Saneamento orienta que as redes de esgoto já instaladas no bairro ainda não estão liberadas para a ligação.

Durante os testes e análises, é necessário que os moradores fiquem atentos quanto a identificação de fumaça ou outra ação fora do comum no interior das residências. Caso isso ocorra, entre em contato com a SAAE através do 195 ou 4414-3500.

Fonte: Assessoria de Imprensa Atibaia Saneamento