Casal de ursos toma banho e brinca em piscina em Joanópolis

A ursa Mizar tem passado os dias de calor na piscina, brincando com bolas e mergulhando. Já Verru, costuma repousar dentro da água. Eles foram transferidos de um zoológico no CE para o novo lar em Joanópolis (SP) em agosto.

O casal de ursos pardos Verrú e Mizar, transferidos recentemente de um zoológico no CE para um santuário de animais no interior de SP, têm passado os dias de calor se refrescando em uma piscina particular na nova casa.

Casal de ursos foi transferido para santuário de animais em Joanópolis (Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos)

Eles foram transferidos para o novo lar em Joanópolis (SP) por determinação da Justiça, que levou em consideração a alta temperatura de Canindé, no Ceará, onde eles viviam há 11 e oito anos, respectivamente.

Ursos tomam banho e brincam em piscina no santuário Rancho dos Gnomos (Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos)

A espécie prefere temperaturas amenas e, além de ter na nova casa um clima mais adequado, eles vivem em um ambiente pensado para as necessidades deles, com gruta privativa e piscina.

Ursos tomam banho e brincam em piscina no santuário Rancho dos Gnomos (Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos)

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na estação meteorológica mais próxima de Joanópolis, em Bragança Paulista, a máxima registrada nesta segunda-feira (16) foi de 33°C.

Ursos tomam banho e brincam em piscina no santuário Rancho dos Gnomos (Foto: Biga Pessoa/ Rancho dos Gnomos)

A ursa Mizar tem passado os dias de calor na piscina, brincando com bolas e mergulhando. Já Verru, costuma ficar repousando dentro da água. As imagens são dos ursos neste domingo (15) e segunda-feira (16).

Trajetória

Os dois chegaram há 17 dias ao santuário após uma intensa campanha que pedia a transferência deles, devido ao calor intenso em Canindé (CE).

A ativista Luisa Mell iniciou uma campanha em outubro de 2018 para construir o recinto em que os ursos estão. O santuário para onde Verrú e Mizar estão é o mesmo local onde a ursa Rowena, foi levada há quase um ano.

Ela, que morreu em julho por causa de complicações de um tumor, ficou conhecida como a ‘ursa mais triste do mundo’ durante a campanha de transferência por ser de uma espécie nativa de regiões com clima ameno e ter vivido no calor de mais de 40 graus no Piauí.

Fonte: G1.globo.com