Moradores e ONGs se mobilizam contra ação de desmatamento da Prefeitura na Serra do Itapetinga

Nesta terça-feira (23), véspera do Aniversário de 355 anos de Atibaia, moradores da cidade, através de redes sociais, denunciaram a abertura ilegal de vias nos limites do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e Parque Estadual do Itapetinga. Residentes da região, o Coletivo Socioambiental de Atibaia, integrantes da Teia Colaborativa e a Fundação Florestal estiveram no local para tentar impedir a ação da Prefeitura de Atibaia.

Moradores se mobilizam contra ação de desmatamento da Prefeitura na Serra do Itapetinga (Foto: Paulo Malvasi)

A ONG SIMBiOSE divulgou em sua página do Facebook que, conforme apurado em campo, foi constatado que houve a reabertura e alargamento da Alameda Belo Horizonte, também conhecida como trilha das Mangueiras. A extensão total do alargamento teria sido de 550 metros, aproximadamente. Houve ainda a abertura de uma nova estrada com comprimento total de 210 metros.

A imagem 1 mostra que a intervenção está dentro dos limites das unidades de conservação da Serra do Itapetinga (limite em verde)(Imagem: Reprodução / Facebook SIMBiOSE)
Na imagem 2, a sequência da intervenção e alargamento da antiga estrada, da qual foram derrubadas árvores em processo de regeneração natural (Imagem: Reprodução / Facebook SIMBiOSE)
A imagem 3 se refere ao zoneamento do parque com as suas descrições de uso (Imagem: Reprodução / Facebook SIMBiOSE)

A Fundação Florestal, responsável pelo parque da Serra do Itapetininga-Atibaia, foi ao local fazer avaliação do território e disse que não foi consultada sobre a movimentação no terreno de área de preservação. Segundo divulgado pela Câmara Municipal de Atibaia, a polícia ambiental vai autuar Prefeitura de Atibaia pela ação e embargar a obra.

Abertura de estrada pela Prefeitura de Atibaia derrubou árvores em processo de regeneração natural (Foto: Paulo Malvasi)

De acordo com a SIMBiOSE, a abertura de estrada é ilegal. Para que ocorra tal atividade, é necessário um trâmite legal junto à Fundação Florestal e Conselhos Consultivos destas unidades de conservação, do qual a ONG faz parte. “Sem o mínimo de respeito aos trâmites legais, tal obra está em desacordo com as normas de gestão territorial legal. Ainda necessitamos de mais informações para entender o que ocorre neste momento”, informou.

Nas redes sociais, moradores de Atibaia também se mobilizaram contra a ação com a hashtag #naserranão .

Fonte: Da Redação, com informações da ONG SIMBiOSE e Câmara Municipal de Atibaia