Mudanças Climáticas foram tema do Dia da Árvore em Atibaia

Trilha das Mudanças Climáticas Globais, desenvolvida pelo Projeto Ecossistemas Costeiros da USP, foi oferecida a estudantes da Escola Estadual Major Juvenal Alvim.

No Dia da Árvore, sexta-feira 21 de setembro, estudantes de ensino médio da E.E. Major Juvenal Alvim participaram da a Trilha das Mudanças Climáticas Globais, promovida pelo Projeto Ecossistemas Costeiros da USP, com apoio da SIMBIOSE – Associação Serra do Itapetinga, Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos, e da Coordenadoria Especial de Meio Ambiente de Atibaia.

Trilha das Mudanças Climáticas Globais (Foto: Divulgação)

Realizado no Parque das Águas, o aprendizado ocorreu durante um jogo, estimulando os participantes a compreenderem os mecanismos envolvidos no ciclo de carbono e os processos de fotossíntese nas plantas. Em 2017 a ação já havia sido realizada com alunos da E.E. José Pires Alvim.

Trilha das Mudanças Climáticas Globais (Foto: Divulgação)

O Projeto Ecossistemas Costeiros é um programa de extensão do Instituto de Biociências e Parque de Ciências e Tecnologia da USP, que abrange monitoramento de costões rochosos, educação ambiental em trilhas e áreas protegidas, sistema de formação de monitores e apoio às escolas públicas.

Trilha das Mudanças Climáticas Globais (Foto: Divulgação)

O grupo da USP promove a criação, aplicação e avaliação de modelos de atividades inovadoras em educação outdoor, com base conceitual e operacional únicos, como a trilha Subaquática e a Trilha das Mudanças Climáticas Globais, especialmente desenvolvidas para aplicação em áreas protegidas.

Trilha das Mudanças Climáticas Globais (Foto: Divulgação)

Paralelamente ao desenvolvimento desses modelos ou “propostas de atividades”, a universidade oferece treinamentos/cursos destinados à capacitação e à certificação de monitores ambientais, atuando em parceria com Escolas Estaduais e Unidades de Conservação.