Operação Verão visa reduzir danos causados pela chuva em Atibaia

Em caso de ocorrências, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e (11) 4414-0419 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Com a Operação Verão, a Prefeitura de Atibaia já vem se preparando para o período de chuvas desde dezembro, realizando diversas vistorias em áreas de risco, limpeza de mais de 20km de córregos e participando de treinamentos regionais. Após o atendimento das ocorrências em função da tempestade da última sexta-feira (4), a Defesa Civil deu continuidade às ações de prevenção, com a limpeza do rio Atibaia, nesta semana.

Defesa Civil de Atibaia (Foto: Divulgação/PEA)

A Operação Verão de Atibaia integra a “Operação Chuvas de Verão”, realizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPDEC/SP) em todo o Estado de São Paulo. A operação, que segue até março, busca preservar vidas e reduzir os danos aos seres humanos, materiais e ambientais no período chuvoso. O município recebeu do Estado a atualização do mapeamento de risco da cidade, executado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT.

Como nesta época do ano as chuvas são muito fortes e causam problemas como enxurradas e transbordamento de córregos, a Defesa Civil de Atibaia alerta que não se deve tentar atravessar esses pontos, pois o risco para a vida é muito alto. A forte correnteza da água pode arrastar as pessoas para bueiros, bocas de lobo ou outros buracos que tenham se formado em virtude da força d’água.

A Defesa Civil de Atibaia está de plantão 24h para atender a qualquer ocorrência na cidade e conta ainda com apoio das secretarias de Segurança Pública (Guarda Civil Municipal – GCM e Trânsito), Serviços, Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade, entre outras, para prevenir e resolver problemas causados pelas chuvas.

Em caso de ocorrência, contate a Defesa Civil pelos telefones 199 e (11) 4414-0419 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para podas de árvores, você pode entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura (0800.77.33.996) e questões relacionadas com a queda ou poda de árvores que estejam encostando na fiação elétrica, você deve procurar diretamente a concessionária de energia – Elektro (0800.701.0102).

Além disso, qualquer cidadão que queira receber alertas de emergência/risco direto no celular, gratuitamente, por mensagens de texto, basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de sua localidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia