Prefeitura faz alerta sobre queimadas urbanas em Atibaia

Uso proibido do fogo pode agravar quadros do novo Coronavírus (Covid-19). Administração Municipal divulga telefones para denúncias.

O período de estiagem e tempo seco ainda não começou, mas os focos de queimadas no município já começaram, mesmo com fiscalização constante por parte da Prefeitura. Além de causar diversos danos ambientais (como poluição do ar, aumento do aquecimento global, redução da cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora), as queimadas afetam a saúde humana, agravando os problemas respiratórios e, consequentemente, os quadros do novo Coronavírus (Covid-19) e do vírus Influenza.

Uso proibido do fogo pode agravar quadros do novo Coronavírus (Covid-19). Administração Municipal divulga telefones para denúncias. (Imagem Ilustrativa: Skeeze / Pixabay)

De acordo com estudos e especialistas da área da saúde, na fumaça existem partículas muito finas que são capazes de chegar ao sistema respiratório, além da presença de diversos compostos tóxicos e carcinogênicos que prejudicam a saúde, especialmente das pessoas que apresentam alguma doença respiratória ou pulmonar crônica. Em pleno avanço do Coronavírus e estação do vírus Influenza, a situação fica ainda mais delicada, por isso é fundamental o apoio de toda a população.

O uso de fogo para a limpeza de terrenos ou queima de lixo é uma prática proibida por lei e os infratores estão sujeitos a multas. Para coibir essa prática, a Administração Municipal também conta com o apoio da população, que pode denunciar focos de incêndios e, dessa forma, auxiliar na conscientização contra as queimadas. Telefones para denúncias: 0800.77.33.996 / 4418-7800 – opção 5 ou através do Sistema Olá (Ouvidoria On-line), no site da Prefeitura.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia