Viveiro Municipal de Atibaia produz até 20 mil mudas nativas por ano

Local também é responsável pela produção de mudas de flores e de morangos que abastecem Atibaia.

Atibaia conta com um Viveiro Municipal com capacidade de produção anual de 20 mil mudas nativas. Localizado na Estrada Municipal Juca Sanches, s/n°, bairro Boa Vista, o viveiro, sob administração da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, é destinado à produção de mudas de flores e de morangos, além das mudas de árvores nativas e outras.

O Viveiro Municipal disponibiliza anualmente centenas de mudas nativas para a população, sendo que a maior parte é doada para produtores rurais, escolas e associações, com a finalidade de recuperar nascentes, reflorestar Áreas de Preservação Permanente (APP), implantar hortas e promover ações de arborização no município.

Viveiro Municipal (Foto: Reprodução/Site Prefeitura de Atibaia)

De acordo com a administração municipal, as plantas produzidas no Viveiro Municipal também auxiliam o produtor rural por meio da doação de mudas de morangos, e das flores do Programa Atibaia Florida.

A Secretaria de Agricultura ainda coordena, com o apoio e o assessoramento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, a “Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal”, que tem como objetivo prestar serviços às propriedades rurais familiares e propriedades rurais, visando o aumento da produção e produtividade das pequenas propriedades, diversificação de atividades e melhoria das condições de vida da população rural familiar.

A “Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal” dispõe de tratores e implementos para prestação de serviços a um custo reduzido. Dentre os serviços executados estão o preparo do solo, a correção de solo e o plantio, com o enfoque de conservação dos solos, das águas e do meio ambiente.

Mais informações na Secretaria de Agricultura, localizada na Estrada Municipal Juca Sanches, nº 400, bairro Jardim Brogotá, ou pelo telefone (11) 4414-3985.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia