Castração animal gratuita será realizada no Jd. Imperial na próxima semana

Inscrições devem ser feitas na terça-feira (10), às 9h, na EM Felipe Patacho Callegari.

Os mutirões de castração gratuita de Atibaia continuam e agora chegou a vez da região do Jd. Imperial, que receberá inscrições na próxima terça-feira (10), às 9h, na EM Felipe Patacho Callegari (Rua Bela Vista, s/n, Imperial).

As vagas são limitadas – com disponibilização de duas por pessoa – e o animal deve ter a partir de cinco meses, idade mínima recomendada para o procedimento de castração. Para garantir a vaga para o seu pet, o munícipe responsável precisa apresentar comprovante de endereço (do bairro onde acontecerá a ação ou então de bairros próximos), RG e CPF.

Mutirão de castração animal gratuita será realizado no Jd. Imperial (Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

O mutirão acontecerá no dia 14 de março, também na EM Felipe P. Callegari. No dia da inscrição o munícipe receberá um vale com o horário exato para a chegada no dia do mutirão. Conforme a Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal, neste primeiro momento os mutirões estão dando prioridade às fêmeas, atendendo aos machos apenas em caso de vagas remanescentes.

Quatro bairros serão atendidos durante o primeiro semestre de 2020 nos mutirões do Programa Permanente de Castração da Prefeitura: Maracanã, onde o mutirão já foi realizado em fevereiro; Imperial, com o mutirão promovido na próxima semana; Portão, com inscrições em 22 de abril e castrações em 25 de abril; e Boa Vista, com inscrições em 12 de maio e castrações em 17 de maio.

Segundo a Coordenadoria do Direito Animal, além de manter o controle populacional por questão de saúde pública, a castração ainda traz benefícios para a saúde dos animais, principalmente fêmeas, prevenindo diversas doenças. Com a cirurgia feita antes do primeiro cio, a fêmea tem apenas 0,5% de chance de desenvolver tumor de mama ao longo da vida. Nos machos, algumas mudanças de comportamento também podem ser observadas, evitando problemas com demarcação de território e agressão a outros animais.

Após as cirurgias os responsáveis pelos animais também receberão instruções sobre o pós-operatório, referentes à alimentação, medicação, cuidados, entre outras recomendações. Mais informações na Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal de Atibaia (Rua João Losasso, nº 455, Morumbi), telefone (11) 4413-6996.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia