Conheça alguns cuidados necessários com seu pet durante o inverno

Inverno exige cuidados com cães e gatos, que devem ser aquecidos e ter imunidade reforçada.

Caem as temperaturas e com o inverno chegam também algumas doenças que são específicas da época, como alergias, gripes e resfriados. Assim como os seres humanos, cães e gatos também desenvolvem essas mesmas doenças com o tempo mais frio e seco. Alguns cuidados são importantes para manter os pets saudáveis também nessa época do ano. Uma das principais recomendações para quem tem um mascote em casa é ficar de olho no comportamento dele.

Inverno exige cuidados com cães e gatos, que devem ser aquecidos e ter imunidade reforçada (Imagem Ilustrativa)

A seguir, algumas dicas para que seu pet tenha um inverno bem aquecido.

Animais que ficam fora de casa

Para quem tem cães de guarda, o aliado à segurança da família merece um abrigo seguro para se proteger do vento, chuva e frio. Abrigue os bichinhos em locais protegidos das variações do tempo como vento, chuva e sereno. A recomendação vale para pets de todas as faixas etárias. Independente do material constituído, as casinhas de cachorro devem estar dispostas de forma a não receber rajadas de vento. Da mesma forma, seria interessante respeitar uma boa orientação solar para que ela receba a maior quantidade possível de raios solares durante o dia.

Forre a casinha com material isolante e jornal, para que não molhe e permaneça aquecida. Adicione um cobertor a mais para o seu amigo e coloque uma cortina de plástico na portinha. Verifique se existe alguma goteira que comprometa o conforto térmico do local. Nunca deixe seu cão em cobertores molhados.

Alimentação

Talvez seja interessante aumentar um pouco o aporte energético do cão que dorme fora de casa. Alguma coisa em torno de 15% favorece a produção de uma camada de gordura, ganhando assim um aliado à manutenção do calor do corpo. Em caso de doença, estar com um pouco de reserva também auxilia na recuperação. Cães enfermos podem ficar alguns dias sem querer se alimentar. No entanto, é muito importante consultar um veterinário sobre o estado corporal de seu cão antes de aumentar a quantidade de ração.

Filhotes e idosos

Filhotes com até dois meses de idade ainda não têm uma capacidade eficiente de manter a temperatura corpórea. Por isso, dependem de abrigo e da energia fornecida pela alimentação, que deve ser oferecida até quatro vezes ao dia.

Cães com idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares – artrose, calcificações na coluna e hérnia de disco – tendem a sentir mais dor nos dias frios. Estes, assim como os animais de pelagem curta devem ser agasalhados.

Os animais que sofrem de reumatismo, mais comum em animais velhos, terão suas dores aumentadas com o inverno. O ideal é deixá-lo em um ambiente quente e longe das correntes de ar, como porta e janelas. Se for um animal que possui livre trânsito pelo quintal, o melhor seria confiná-lo durante os períodos mais frios. Animais velhos ou convalescentes também precisam desse cuidado.

Roupas

Se seu pet usa roupas no inverno, jamais deixe-as molhadas sobre o corpo dele. Se você tem um gato que tem livre acesso à rua, tenha em casa um local aquecido e pronto para recebê-lo. Se possível, permita a ele passeios mais curtos nessa época do ano e isso vale também para os cães.

Quem tem pássaros pode ter que trocar a gaiola de lugar no período de inverno. O abre e fecha de portas e janelas pode prejudicar a saúde deles. Sem esquecer que gaiolas também precisam ser cobertas à noite, o que auxilia a manter o calor.

Animais que ficam dentro de casa

O vilão dos animais que ficam no ambiente interno são as mudanças bruscas de temperatura. Na hora de sair, é bom o uso de vestuário adequado. Animais que vivem dentro de casa não necessitam de reforço alimentar, pelo contrário, por se exercitarem menos nessa época do ano, os pets tendem a engordar.

Menos banhos e mais pelos

Fique de olho na rotina dos bichinhos, afinal, banhos e tosas também merece algumas modificações quando os termômetros estão nivelados por baixo. A dica é aumentar o intervalo entre um banho e outro, escolher os locais protegidos e dias mais quentes para a limpeza, secar os animais com secadores e deixá-los com a pelagem mais comprida são atitudes que garantem o bem-estar dos bichos.

Doenças

Animais envelhecidos, convalescentes ou que atravessam um período de baixa imunidade podem ser mais prejudicados no inverno. Para alguns agentes patológicos, o uso preventivo da vacina continua sendo uma boa opção.

Muito comum, a gripe canina, por exemplo, ou tosse dos canis, como é chamada, é uma das doenças mais contagiosas. A enfermidade merece cuidado especial com a vacinação, que deve estar em dia, e com a convivência dos pets com outros animais.

Outro problema comum no frio e tempo seco é a cinomose, que acomete cães. Altamente contagiosa, a virose é transmitida pelo ar, por secreção de animais doentes e pelo contato com ambientes e objetos contaminados. Consulte um veterinário.