Mutirões de castração gratuita em Atibaia começam nesta semana no bairro Maracanã

Quatro bairros serão atendidos no primeiro semestre de 2020 e as datas das inscrições e dos próprios mutirões já foram definidas pela Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal.

Os mutirões de castração gratuita da Prefeitura da Estância de Atibaia têm início na próxima semana. Quatro bairros serão atendidos no primeiro semestre de 2020 e as datas das inscrições e dos próprios mutirões já foram definidas pela Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal.

O primeiro mutirão deste ano acontecerá no bairro Maracanã, com inscrições no dia 11 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9h, no Centro Comunitário do Maracanã (Rua João Netto, nº 405, Maracanã), e castrações no dia 15 (sábado), a partir das 8h, no mesmo local.

Primeiro bairro a receber a ação será o Maracanã (Foto: Prefeitura de Atibaia)

No primeiro semestre ainda haverá mutirões no Imperial, com inscrições em 10 de março e castrações em 14 de março; no Portão, com inscrições em 22 de abril e castrações em 25 de abril; e no Boa Vista, com inscrições em 12 de maio e castrações em 17 de maio. A Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal está dando preferência para castrar as fêmeas neste primeiro momento.

Conforme a Coordenadoria, os mutirões darão prioridade às fêmeas, atendendo aos machos apenas em caso de vagas remanescentes. Para garantir a vaga para o seu pet, o munícipe responsável precisa ficar atento à divulgação das datas de inscrições e comparecer ao local indicado com comprovante de endereço, RG e CPF. O comprovante de endereço deve ser do bairro onde acontecerá a ação ou então de bairros próximos. Feita a inscrição, o munícipe receberá um vale com o horário exato para chegada no dia de realização do mutirão.

Vale lembrar que as vagas para os mutirões são limitadas e serão disponibilizadas duas vagas por pessoa. Já o animal deve ter a partir de cinco meses, idade mínima recomendada para o procedimento de castração.

Segundo a Coordenadoria do Direito Animal, além de manter o controle populacional por questão de saúde pública, a castração ainda traz benefícios para a saúde dos animais, principalmente fêmeas, prevenindo diversas doenças. Com a cirurgia feita antes do primeiro cio, a fêmea tem apenas 0,5% de chance de desenvolver tumor de mama ao longo da vida. Nos machos, algumas mudanças de comportamento também podem ser observadas, evitando problemas com demarcação de território e agressão a outros animais.

Após as cirurgias os responsáveis pelos animais também receberão instruções sobre o pós-operatório, referentes à alimentação, medicação, cuidados, entre outras recomendações.

Programa Permanente de Castração

O Programa Permanente de Castração da Prefeitura tem como objetivo atender, por meio dos mutirões, a demanda de castrações existente nos bairros, além de atender animais adotados nas feirinhas realizadas pelo Executivo, animais tratados por protetores que atuam no município bem como animais de rua recolhidos junto ao Abrigo Animal Municipal.

Em 2019 a Coordenadoria recebeu o certificado de Centro Permanente de Castração e alterou o nome do antigo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ para Abrigo Animal Municipal. Ao longo de 2019, a Coordenadoria registrou um total de 2.633 castrações, 290 recolhimentos e 182 adoções entre cães e gatos.

Mais informações na Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal de Atibaia (Rua João Losasso, nº 455, Morumbi), telefone (11) 4413-6996.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia