O pet desapareceu? Plaquinha de identificação pode ajudar a encontrá-lo

“Minha cadelinha sumiu, me ajudem a encontrar”. Pedidos como esse são comuns nas redes sociais da Associação de Proteção e Bem-Estar Animal de Governador Valadares (Aprobem), como revela a presidente da entidade, Roberta Campos.

“Em geral, recebemos cerca de oito pedidos por dia. No fim de semana aumenta, passa para 10, 11 mensagens solicitando apoio para encontrar animais perdidos. A gente divulga nas nossas redes sociais, mas nem todos são encontrados”, explica.

Animais desaparecidos que possuem placas de identificação são encontrados de forma mais rápida (Imagem Ilustrativa)

Os motivos dos desaparecimentos são variados: o animal que se assustou com algo durante o passeio e saiu correndo, aquele que encontrou o portão aberto durante uma entrega na residência, o bichinho fugiu desnorteado com o barulho dos fogos de artifício, entre outros. Histórias diferentes, com um ponto em comum: a esperança de uma família de ter o pet de volta ao lar.

Para promover os reencontros, os tutores contam com a boa vontade de voluntários que encontram os animais e buscam devolvê-los a seus donos. É o caso da comerciante Rosilene Gil, que no dia 24 de julho encontrou um poodle pelas ruas do bairro onde mora e postou foto do bichinho em diversos grupos de redes sociais até encontrar o dono dele.

“No dia seguinte o dono viu a postagem e me ligou. Se ninguém tivesse aparecido, eu ia doar. Como já aconteceu uma vez, achei um pinscher e tentei achar o dono, como não consegui, levei ele na feira de adoção e consegui um lar para ele”, conta Rosilene.

Esse cuidado com os animais perdidos é fruto da empatia com os bichinhos e com os donos. Ela lembra que também passou pelo sufoco de perder uma de suas cachorrinhas, a poodle Mel, e ficou desesperada à procura da cadelinha.

“Eu fiz anúncio em carro de som e coloquei cartazes no bairro onde ela tinha desaparecido, deu certo. Ela desapareceu pela manhã, de noite uma pessoa que tinha visto o anúncio me ligou e trouxe a Mel de volta. Fiquei muito aliviada, porque ela faz uso de remédio contínuo e poderia morrer se não fosse encontrada logo”, recorda a comerciante.

Plaquinha de identificação

Um item pequeno e barato pode fazer a diferença na hora de localizar os fujões. Roberta Campos afirma que os animais desaparecidos que possuem placas de identificação são encontrados de forma muito mais rápida. Por isso, a Aprobem sempre reforça a necessidade de colocar esse acessório nos bichos.

“Ninguém espera que o seu pet vá sumir, mas é preciso se precaver. Quem vê um animal sozinho de coleira automaticamente já pensa que ele está perdido e ajuda a achar o dono. Se a coleira tiver a plaquinha de identificação, aí se torna bem mais fácil devolver o bichinho ao lar”, afirma.

Apesar de um item simples, Roberta faz alertas para o uso da plaquinha de identificação. É necessário conferir periodicamente se as informações, como nome e telefone do tutor, continuam legíveis, pois é comum que depois de um tempo o material desgaste e seja preciso trocar a plaquinha ou reforçar o escrito.

“Além disso, gatos precisam de uma plaquinha específica para eles. Não pode ser qualquer plaquinha, pois se for algo que fica pendurado, e os gatos têm costume de fugir para passear, essa placa pode agarrar em algum portão e o animal morrer sufocado. É preciso prestar atenção nisso”, destaca ela.

Como pedir/oferecer ajuda

Se você perdeu ou encontrou um animal perdido, passe todas as informações relativas ao bichinho: foto, nome, características físicas, bairro onde desapareceu (ou foi encontrado, no caso do animal perdido) e telefone de contato do responsável para quem tiver informações.

Fonte: G1.globo.com