Veterinária esclarece dúvidas sobre sintomas e riscos da osteoartrite para cães e gatos

Confira os mitos e verdades sobre a doença que é comum nos animais.

A osteoartrite é um problema comum a cães e gatos e que exige atenção dos tutores. Também denominada doença degenerativa articular, ela é caracterizada por degeneração da cartilagem óssea. Essa doença é a principal causa de dor crônica em cães e para saber como identificá-la no seu animal de estimação, a veterinária Bruna Tadini esclareceu os principais mitos e as verdades sobre o assunto.

(Imagem Ilustrativa de ArtTower por Pixabay)

Confira:

Entre os cães, somente os idosos e de grande porte desenvolvem a osteoartrite – MITO

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite entre os cães e afeta cerca de 25% dos animais de estimação. “O problema não está restrito aos cães idosos, podendo ser desenvolvido em qualquer fase da vida do animal e progredirá ao longo do tempo. E apesar das raças grandes serem mais comumente afetadas, cães de todos os tamanhos podem estar em risco”, pontua Bruna. Também cabe destacar que grande parte da osteoartrite canina é de origem genética (conformacional), tornando-a uma doença de início precoce e vitalícia.

A osteoartrite canina é uma doença fácil de ser identificada – MITO

“Justamente por ser uma ‘doença silenciosa’, a osteoartrite canina pode ser bem difícil de ser detectada inicialmente, por apresentar sinais sutis e ser lentamente progressiva, muitas vezes não sendo diagnosticada até que os cães envelheçam. Cabe aos tutores se atentarem ao comportamento de seus cães na tentativa de identificação do problema”, afirma.

A dificuldade em se levantar é um sinal de que meu cão está com osteoartrite – VERDADE

A dificuldade na realização de determinados movimentos, como se levantar ou pular são indícios da osteoartrite canina. “Outros sinais da doença são o ganho de peso, a redução dos movimentos, a menor disposição para brincar e passear, a falta de apetite, o claudicar ocasionalmente e as alterações de comportamento”, explica.

A progressão da osteoartrite canina pode ser totalmente interrompida – MITO

Independente da causa, a doença é autoperpetuante, alternando entre alteração da estrutura articular, degeneração da cartilagem, dor, diminuição da flexibilidade articular e redução da amplitude de movimento. Uma vez que a progressão da doença não pode ser totalmente interrompida, é importante minimizar os fatores determinantes o mais rápido possível com medicações que estão disponíveis no mercado.

Nos gatos, a osteoartrite age de forma gradativa e silenciosa – VERDADE

Nos felinos, a manifestação da doença acontece de forma bem similar a dos cães. Por isso, os tutores devem ficar atentos a alguns sinais que podem indicar a presença dela. “Redução da mobilidade e do exercício, no que se compara aos hábitos normais, diminuição da flexibilidade articular, redução da amplitude do movimento e mudança de comportamento são indicativos de que o gato pode estar com osteoartrite”, diz a veterinária.

Fonte: G1.globo.com