Postos de cadastramento do Bilhete Único em Atibaia serão abertos na segunda-feira (4) nos bairros do Portão e Tanque

Serão abertos na segunda-feira, dia 4 de junho, postos de cadastramento do Bilhete Único nos bairros do Portão e do Tanque. A expectativa do Poder Executivo é implantar o sistema de integração do transporte público coletivo em todo o município até o fim do ano, começando por esses dois bairros, onde o Bilhete Único terá validade a partir do próximo dia 25 de junho.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, atualmente cerca de 35% dos usuários do transporte público coletivo não utilizam o cartão da SOU Atibaia. No entanto, para fazer a integração, o cartão será obrigatório, então é fundamental que os munícipes providenciem o cadastro. Quem já possui o cartão da SOU Atibaia não precisa efetuar novo registro ou atualização, pois o mesmo cartão utilizado hoje funcionará como Bilhete Único.

O cadastramento no bairro do Portão será realizado de 4 a 8 de junho, das 8h às 18h, e dia 9 de junho, das 8h às 14h, nas dependências da ATICOMP (Rua Antônio da Cunha Leite, nº 2155, fundos). Já no bairro do Tanque o cadastro acontecerá de 11 a 16 de junho, das 8h às 18h, na LAW LAN HOUSE (Rua Nello Bacci, n°121). A garagem da SOU Atibaia (Av. São João, nº 1397) é um ponto permanente onde os munícipes podem providenciar o cadastramento, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Com a implantação do Bilhete Único em Atibaia, os usuários que possuírem o cartão SOU Atibaia poderão utilizar dois ou até três ônibus pagando apenas uma tarifa. Para isso, o tempo entre a primeira passagem do cartão e as demais não poderá ultrapassar de 60 até 90 minutos (dependendo da linha) e as linhas utilizadas deverão estar integradas com a primeira. Vale lembrar que os usuários que efetuarem pagamento em dinheiro não terão direito à integração.

Para fazer a integração, o usuário que embarcar no ônibus deverá encostar o seu cartão SOU Atibaia no validador ao lado da catraca (assim como já é feito atualmente), momento em que a tarifa será debitada e serão registrados data, hora e sentido do embarque. A partir do aceite do cartão no validador, a catraca será liberada e iniciará, então, a contagem do tempo para que ocorra a integração.

Quando o usuário precisar se deslocar até um destino não atendido pela linha inicial, ele deverá verificar qual o ponto de encontro entre a primeira linha e a segunda, ou seja, em qual ponto será mais fácil realizar a troca entre as linhas. Ao embarcar no segundo ônibus, o usuário deverá repetir o mesmo procedimento realizado no primeiro ônibus: embarcar e encostar o cartão SOU Atibaia no validador, o que confirmará a integração, mas desta vez sem o débito de qualquer valor (ao contrário do primeiro embarque, quando há o débito da tarifa no cartão).

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano a implantação do Bilhete Único nos demais bairros da cidade será realizada de forma gradativa, no decorrer de todo o ano, com previsão de integração total até dezembro. A Pasta ainda ressalta que a prioridade é iniciar o processo pelas regiões distantes do Centro, atendendo às comunidades que usualmente necessitam de mais linhas para se locomoverem e que, portanto, serão diretamente beneficiadas com a integração do sistema.