Bragança Paulista está entre as 20 cidades menos violentas do país

Análise consta no Atlas da Violência, do Ipea; Estado paulista tem a menor taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes do Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017 e fez um recorte regionalizado da violência no país. O Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que 14 dos 20 municípios menos violentos do Brasil encontram-se no Estado de São Paulo.

Bragança Paulista está entre as 20 cidades menos violentas do país (Foto: Alesp)

De acordo com o estudo, estão entre as 20 cidades com o menor índice de homicídios a cada 100 mil habitantes: Jaú, Indaiatuba, Valinhos, Jundiaí, Limeira, Americana, Bragança Paulista, Santos, Araraquara, São Caetano, Mogi das Cruzes, Itatiba, Catanduva e Sertãozinho (empatado com Santa Bárbara D’oeste). O Estado de São Paulo, por sua vez, segue com a menor taxa de homicídios dentre todos os Estados da federação.

O Atlas da Violência apresenta relatórios baseados em dados registrados até 2017. À época, o Estado de São Paulo registrava taxa de homicídios de 13,5 a cada 100 mil habitantes, número que já era o menor de todo o Brasil.

De acordo com as estatísticas criminais divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nos últimos 12 meses, entre julho de 2018 e junho de 2019, essa taxa é ainda é menor. Atualmente é de 6,4 casos a cada grupo de 100 mil habitantes.

O município mais violento do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, é Maracanaú, no Ceará. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, seguida de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Dos 20 mais violentos, 18 estão no Norte e Nordeste do país.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo