Coronavírus: Bragança Paulista tem taxa de letalidade acima das médias do estado e do país

Taxa no município é de 16%, enquanto no estado é de 7,1% e no Brasil de 6,4%.

Com a morte de uma idosa de 72 anos por Covid-19 na última segunda-feira (20), Bragança Paulista passou a ter nove óbitos por coronavírus. A taxa de letalidade da doença no município, com isso, subiu para 16%. Média superior a do estado (7,1%) e a do Brasil (6,4%).

Até a última terça-feira (21), Bragança Paulista tinha 55 casos confirmados da doença, com nove mortes e 20 pacientes curados. A primeira morte no município foi anunciada pela prefeitura da cidade em 2 de abril. Foi de uma idosa de 78 anos, que estava internada e faleceu na noite de quarta-feira (1°). O primeiro caso confirmado da doença no município foi em 25 de março.

A secretária de saúde de Bragança Paulista, Marina de Oliveira, disse que espera ter nos próximos dias mais números sobre a contaminação da doença na cidade.

“A gente tem avaliado todos os casos que vão a óbito e uma das questões é ter baixa confirmação de Covid. Portanto, nos próximos dias, devemos ter mais pessoas testadas e vamos poder saber como estamos de fato em relação aqueles que foram contaminados”, afirmou em entrevista ao Link Vanguarda.

“A gente não sabe como vai ser daqui para frente. Temos o estado querendo reabrir alguns comércios, restringir um pouco menos e isso pode acometer ainda mais a nossa população, portanto, nós temos que nos preparar para este momento”, completou Marina de Oliveira.

Hospital de campanha

Nesta quarta-feira (22) foi inaugurado na cidade um hospital de campanha exclusivo para atender pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. O local tem 30 leitos, além de uma sala de emergência, para atender casos de baixa e média complexidade. O espaço foi feito em parceria com a Santa Casa do município.

“Não é um local de porta aberta. As pessoas são assistidas nas nossas unidades de pronto atendimento e, se necessário, são encaminhadas para cá. É exclusivo para munícipes de Bragança Paulista e com sintomas da Covid”, disse a secretária.

A cidade também passou a ter novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva): passou de dez para 19.

Fonte: G1.globo.com (Leia a matéria completa)