Especialista em marketing digital dá dicas para empresários na crise do coronavírus

Não estou na internet. Não faço delivery. E agora? Especialista destaca orientações essenciais para pequenos empreendedores diante da Covid-19.

A crise chegou para todos. Mas veio ainda mais forte para os empreendedores que estão fora da internet. Sem presença em redes sociais, sem site, sem estrutura para delivery. E agora?

O G1 consultou o especialista em marketing digital, Rafael Kiso, fundador da startup mLabs, de São José dos Campos, que gerencia redes sociais de pequenas e grandes empresas, para dar dicas aos empreendedores.

A procura por marketing digital no Google chegou ao seu pico histórico entre os dias 29 de março e 4 de abril. (Imagem Ilustrativa: Fancycrave1 por Pixabay)

A procura por marketing digital no Google chegou ao seu pico histórico entre os dias 29 de março e 4 de abril. Outra palavra-chave que teve recorde de buscas foi delivery. Nunca se procurou tanto por esses termos nos sites de buscas.

Na opinião de Kiso, a crise causada pelo novo coronavírus surgiu como um empurrão para aqueles que ainda mantinham empreendimentos completamente off-line, ou seja, sem a presença na internet.

“Site pessoal, presença com conteúdo relevante nas redes sociais, opções de atendimento online, opções de compra online. São questões básicas, mas que muitos ainda fechavam os olhos antes da crise. Agora não tem mais jeito. Você nunca gostou de delivery, entrega por WhatsApp, nada disso? Mas agora essa é a única opção”, explicou Kiso.

Veja abaixo as quatro dicas do especialista para empreendedores leigos em redes sociais e internet:

Remodelagem

Faça a remodelagem do seu negócio. Começando pela transformação digital. O pacote site mais rede social é o básico. Procure ajuda de especialistas. Faça cursos online. É preciso entrar para o mundo do marketing digital. Passe a adotar os seus canais de comunicação de fato, e não por obrigação. Atendimento online por WhatsApp ou Facebook Messenger. E também vendas online. Não usar seus canais somente para propaganda ou comunicação. Mas para fazer transações. É mais seguro do que chegar com a maquininha na casa do cliente. O pagamento online é essencial. Entre logo para o delivery, sem medo. E já dentro dos apps de delivery mais interessantes. Ao realizar entregas, deixe hashtags para seus clientes interagirem. Além de bilhetes com informações personalizadas e indicando seus canais de contato, como WhatsApp, Facebook, Instagram.

Resiliência

O segundo R é a resiliência. É preciso se adaptar para manter o negócio vivo. Esteja mais próximo dos seus clientes. Pegue o WhatsApp, crie uma lista com os seus clientes cadastrados. Passe a fazer comunicações mais diretas com eles. Crie uma experiência positiva para os clientes atuais. Eles podem te indicar a novos. Fazer campanha para conquistar novos clientes, neste momento, é muito difícil. As pessoas estão diminuindo os gastos. Vão preferir os fornecedores que se sentem mais seguros. Mas quais são os seus diferenciais? O que você está fazendo em relação ao novo coronavírus? Como o seu produto faz a diferença, quais as medidas que está tomando para a segurança sanitária da entrega? São questionamentos para colocar no papel. Crie conteúdo exclusivo para quem é seu cliente. Lista de transmissão no WhatsApp, já ouviu falar? Pesquise sobre esses temas. Liste os melhores amigos no Instagram e envie Stories específicos para eles. Os seus funcionários precisam de flexibilidade neste momento. O garçom agora pode ajudar de outra forma? Que tal transformar seu cliente e o seu funcionário em um nano influenciador? Estimule seu vendedor a fazer vídeos e se comunicar nas redes sociais sobre os seus produtos. Vai criar uma reputação para marca, você vai vender através de “branding”, ou seja, através da força da marca. São estratégias para você sair mais forte do que entrou desta crise. Ainda no R da Resiliência, temos que destacar a redução. Redução de custos, enxugar algum quadro, isso é natural agora. Não tem jeito. É preciso fazer. Procure medidas do governo, procure por benefícios para este momento.

Retorno

Sobre retorno, é preciso se preparar para a volta. E quando tudo isso passar? Muita gente está pensando só no curto prazo. Mas é preciso pensar também naquilo que precisa ser feito na hora da volta. Não queira quebrar na volta. Tenha planejamento. Pacote específico para a volta. Crie seus diferenciais. Está vendendo voucher para o futuro, mas vai ter capacidade de entregar quando o futuro chegar? Use pequenos influenciadores digitais locais. Depender de um único canal é ruim. Tem muita gente criando conteúdo por aí. Com os influenciadores, você aumenta seu volume contra a concorrência.

Reinvenção

Por fim, é preciso se reinventar. Aprender com tudo que está acontecendo para inovar no mercado. Entenda todas as mudanças, integre seus canais digitais para não depender de um único canal de vendas ou atendimento. Trabalho remoto? Passe a adotar mais! WhatsApp For Business. Inteligência Artificial. Marketing Digital. São temas que você precisa se aprofundar ou contar com profissionais especializados. Tudo isso para que esteja mais preparado, ágil e enxuto para possíveis novas crises que possam surgir. É hora de se reinventar para sair mais forte de tudo isso. A hora da transformação completa digital é agora.

Fonte: G1.globo.com (leia a matéria completa)