IBGE adia Censo Demográfico para 2021 e suspende processo seletivo

Segundo IBGE, candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE anunciou o adiamento do Censo Demográfico que seria realizado em 2020 para o próximo ano (2021) e suspendeu o processo seletivo que havia lançado para a contratação temporária de recenseadores e supervisores. A decisão leva em consideração as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo coronavírus no Brasil.

De acordo com o IBGE, os candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

Ainda conforme o IBGE, a decisão leva em consideração a natureza de coleta do Censo – domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Além disso, o adiamento do Censo 2020 para 2021 se baseia na impossibilidade de realização, em tempo hábil, dos treinamentos para a operação censitária, já que a primeira etapa estava agendada para abril de 2020, de forma centralizada, com replicação em polos regionais e locais até o mês de julho deste ano.

Segundo o IBGE, o Censo Demográfico 2021 terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021, contemplando, dessa forma, a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil. Mais informações no site do IBGE e/ou no site da organizadora do processo seletivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia